Ficha Técnica Tsb / Os Cavaleiros do Zodíaco

ficha-tc3a9cnica-capa-capa-cc3b3pia


Tsb no sentindo pleno da palavra


Grande dia a todos, tsb fãs. Hoje é um dia único em nosso blog. A partir de agora, nosso nome ganha uma cor bastante especial com a estreia deste novo segmento de nosso blog. Aqueles que nos acompanham a algum tempo, sabem que a sigla Tsb nada mais é que a abreviação para as palavras Trilha sonora brasileira ( uma versão bem brasileira do termo Ost). E é dessa forma que damos início hoje ao Ficha técnica Tsb, em que publicaremos a cada edição o mais completo banco de dados acerca das Tsbs lançadas oficialmente no Brasil.

Como não podia ser diferente, eis que damos início ao Ficha técnica Tsb com  um dos maiores expoentes brasileiros neste quesito. Com vocês:


Ficha Técnica Tsb – Os Cavaleiros do Zodíaco

Ficha técnica tsb 2 cópia

Ficha Técnica Tsb anime


Título: Os Cavaleiros do Zodíaco – as músicas do seriado da tv

Formato: Lp, K7 e Cd

Número de faixas: 12

Cantores: Larissa Tassi , William , Mário Lúcio de Freitas , Sarah Regina , Rodrigo Firmo, Karina Firmo, Felipe Firmo

Participações especiais: Hermes Barolli (Marin) & Walter Breda (Mestre do mal)

Procedência: Brasil (Trilha sonora exclusivamente brasileira)

Produção: Mário Lúcio de Freitas & Augusto César

Compositores: Mário Lúcio de Freitas , Augusto César, Paulo Sérgio Valle, Michael Sullivan, Chico Roque, Carlos Colla, Fávio Guimarães

Direção artística: Miguel Plopschi

Gravadora: Sony wonder

Selo: Columbia

Data de lançamento: 1995


Introdução / Contexto – Em algum lugar do passado

O ano é 1994. A estreia do anime Os Cavaleiros do Zodíaco pela Rede Manchete em setembro daquele ano viria revelar em pouquíssimo tempo o maior fenômeno animado de todos os tempos na tv brasileira, fenômeno este que nem a própria Rede Manchete poderia imaginar. A febre que a série gerou serviu muito mais que simplesmente alavancar a audiência do canal; serviu para mostrar aos grandes empresários que havia um potencial comercial altíssimo naquele tipo de produto e que até então não havia sido explorado  no Brasil, não com a proporção que os anos seguintes viriam mostrar.

Dentre as centenas de produtos com a marca da série que invadiram as lojas brasileiras, o lançamento de uma trilha sonora jamais poderia ser deixado de fora, afinal de contas, o Brasil já carregava uma tradição de sucesso no cenário musical infantil, a exemplo de grupos como Balão mágico, Trem da alegria e a Patotinha, sem falar nas apresentadoras infantis, que vendiam milhões de cópias com suas músicas e faziam shows nos quatro cantos do Brasil.

Vendo isso, a Sony music adquiriu os direitos para a produção de uma Trilha sonora brasileira daquele “desenho” tão comentando e, em 1995, eis que é lançada a lendária tsb d’Os cavaleiros do zodíaco.


Conceito

Munidos dos direitos para lançamento da tsb, restava saber como a mesma seria montada. Se hoje nos questionamos por que não houve uma trilha sonora brasileira baseada nos temas originais (Pegasus Fantasy e Blue forever), vemos que a resposta não é assim tão difícil de se presumir e está logo ali no contexto que cercava o anime na época. De um modo geral, musicalmente falando a Sony music tinha outros planos para a série como bem conhecemos e, se em algum momento se cogitou adaptar nossa tsb a partir das originais japonesas certamente o projeto deve ter esbarrado em dois pontos principais: o preço pouco convidativo para o licenciamento de tal material e o próprio conceito de música infantil no Brasil ser bem diferente do Japão: é a velha barreira cultural atuando aqui outra vez.

Dessa forma, seguindo o exemplo da França (que não só foi o primeiro país ocidental a lançar a série, como também o primeiro país a lançar uma trilha sonora da série que fugia aos padrões do Japão; aliás, os fãs brasileiros herdaram muito dos franceses, o próprio título brasileiro do anime é uma tradução literal do francês Les Chevaliers du Zodiaque;herdamos aindao logotipo brasileiro, versão traduzida do logotipo francês (com a arte igual) e até mesmo a música da primeira abertura, Guardiões do universo, surgida originalmente na França, em 1988, pra ser mais exato, não no México, como boa parte dos fãs imagina) a Sony music, sob seu selo infantil Sony wonder, decide então lançar uma trilha sonora originalmente brasileira, o que incluía não apenas músicas compostas e arranjadas por artistas locais, mas a própria arte do cd era algo tipicamente do Brasil.

A produção ficou a cargo de Augusto César, produtor musical da Sony Music e do visionário Mário Lúcio de Freitas, que produziram a mais famosa e lendária tsb de todos os tempos.


Formato

No ano de lançamento desta tsb, o Brasil começava a adquirir uma posição financeira mais estável, uma vez que um ano antes, havíamos sido contemplados com o Plano real, que vinha diminuindo a inflação monstruosa pela qual o país vinha passando. Com esse aumento no poder aquisitivo dos brasileiros, a Sony wonder decidiu lançar essa tsb nos 3 formatos disponíveis na época – em cd (que vinha cada vez mais ganhando os lares dos brasileiros, devido ao tamanho reduzido, qualidade do som e durabilidade) , fita k7 e ainda em lp (que vinha sofrendo um decréscimo na produção, devido à ascensão da mídia cd).


Os Cavaleiros do Zodíaco – Cd

Ficha técnica tsb 9 - Cd cópia

Foi a mídia mais vendida dos três formato e, por isso, é a mais fácil de ser encontrada até hoje. Sempre tem alguma por aí querendo ser vendida. Este formato traz um encarte-pôster, com todas as letras e intérpretes descritos, assim como informações sobre os produtores. A capa possui uma arte exclusiva, com uma borda degradê, que varia do rosa ao azul e traz na capa uma das fotos clássicas dos cavaleiros do zodíaco (que dois anos depois, em 1997, seria usada numa Ost japonesa). O mais curioso de tudo é que, para esta tsb, não se usou o logotipo oficial da série (utilizado nos diversos produtos lançado aqui no Brasil na década de 90). Para este produto foi criado um logotipo exclusivo que estampava a capa e o encarte das mídias.

O cd traz 12 faixas temáticas, incluindo o lendário tema Cavaleiros do zodíaco, usado como abertura 2 na Rede Manchete, sendo 8 faixas cantadas e 4 karaokês.


Os Cavaleiros do Zodíaco – Lp

Ficha técnica tsb 4 - lp cópia

Este é, sem dúvidas, o formato mais bonito desta tsb. Afinal de contas, aqui se tem uma visão panorâmica da capa e do encarte; são 32 centímetros contra 12 do cd. E aqui sim tamanho é documento! Pois, além da capa enorme (e que possui uma leve diferença nas tonalidades das cores, com relação à capa do cd), o encarte deste formato possui não só as letras bem visíveis, mas as fotos são consideravelmente maiores. Curiosamente, das 10 fotos existentes no encarte do cd, apenas 9 estão presentes no encarte do lp. O disco traz as 12 faixas presentes no cd, sendo 6 no lado A e 6 no lado B.


Os Cavaleiros do Zodíaco – Fita k7

Ficha técnica tsb 13 - Fita k7 cópia

Este é o formato menos popular desta tsb. Por isso mesmo, é o mais raro de se encontrar por aí. No entanto, assim como o cd e o lp, este formato vinha completíssimo. Trazia a mesma disposição de faixas do lp (6 no lado A e 6 no lado b) e trazia o encarte completinho também, com letras e fotos. A fita em si trazia informações como o nome das canções e da série impressas.

Este formato ainda contribuiu e muito para difusão desta trilha sonora, uma vez que era super comum os aparelhos de som da época virem com cd e k7 disponíveis, único meio de fazer cópias entre cd e outro formato na década de 90; ao menos para nós, pobres mortais, claro.

E não para por aí. Numa jogada de marketing única na história das trilhas sonoras brasileiras de animes, a Sony wonder lançou um mimo para deixar qualquer colecionador babando. No show de lançamento da música Cavaleiros do Zodíaco, que pouco tempo depois tornar-se-ia febre no Brasil, foram distribuídos alguns exemplares de um single promocional, contendo uma faixa apenas, com a música de abertura cantada pela Larissa e William.Além disso, este seria o single promocional enviado às rádios de todo o Brasil para execução e promoção do disco.

O single possuía uma arte exclusiva na capa, com o universo e o nome dos cantores. No entanto, diferente dos demais formatos este single utilizava o logotipo oficial da série na década de 90. Distribuído em lp e pasmem… também em CD, este é um item que qualquer fã da série adoraria ter em sua coleção!Curiosamente este single é o mesmo cd/lp promocional, encaminhado às rádios de todo o Brasil, para divulgação dessa tsb.

Ficha técnica tsb 4 - single cópia(Scans do single cd, capa e mídia cedidos gentilmente pelo grande Danilo Salvaia.)


Acha que acabou? Além do single citado acima, houve um segundo single, contendo a música Rap do zodíaco, interpretada pela Larissa e pelo William. No entanto, este segundo single nunca foi lançado ao público em geral, tendo sido distribuído apenas para funcionários da Sony Music, a fim de divulgar o trabalho.

Ficha técnica tsb 4 - SINGLE RAP


Repercussão

Talvez para os mais jovens (muitos dotados de um ceticismo emprestado) seja difícil imaginar nos dias de hoje uma tsb de anime repercutindo pelo Brasil afora, mas foi exatamente isso que aconteceu. Os cds, lps e k7s dos Cavaleiros do zodíaco estavam mais que nas lojas de discos e nas casas dos fãs mais fervorosos: estavam nas rádios e, principalmente, estavam na tv. Constantemente crianças e pais ligavam para as rádios para pedir o tema de abertura da série e, quando menos se esperava, lá estava Cavaleiros do zodíaco tocando mais uma vez na rádio da casa do vizinho. E bastava ligar a tv e lá estava Larissa e William entoando o hino mais uma vez, acompanhando de cosplayers (ou seriam cospobres? XD) que coreografavam a canção tema. E não estamos falando apenas da Rede Manchete: Sbt e Globo se renderam à febre e convidaram os artistas mirins a compartilhar parte de seu imenso sucesso. Talvez hoje essa integração entre as emissoras não seja assim tão difícil de imaginar, mas na década de 90 isso era algo completamente fora do comum, afinal de contas, essa foi uma época em que as emissoras disputavam a tapa cada ponto na audiência de modo que, ver um artista vendendo um produto de outra emissora, era sinal de que algo de muito grande estava realmente acontecendo.

E o que tinha de tão especial nessa bendita tsb que atraia tantas pessoas? Bom, essa aqui eu sinto que posso responder com propriedade. Longe de mim querer bancar o crítico especializado, não é isso. Mas confesso que tenho um diferencial que boa parte das crianças e jovens da década de 90 não tinha: o fato de nunca ter gostado da série Os cavaleiros do zodíaco.

Os fãs que me perdoem, mas a série nunca me pareceu atraente em nenhum sentido (ou melhor, em quase nenhum). Dessa forma, se os fãs do anime podiam bater no peito e cantar a plenos pulmões o tema de abertura de sua série predileta, esse era um motivo que eu não tinha, afinal de contas, eu nem assistia (muito menos entendia por que tanto alarde por uma série de moleques magrelas do olhão). Contudo, por mais que a série não fizesse meu gênero, jamais me recusei a aumentar o rádio ou mesmo a tv quando começava a rolar aquela bendita música de abertura. Era algo totalmente envolvente e que extrapolava as barreiras do contexto o qual estava associada. Era sucesso em estado bruto!😄

Não é à toa que esta tsb atingiu a marca histórica de 470 mil cópias vendidas (dado oficial da gravadora, cedido a Mário Lúcio de Freitas), ainda mais se tratando de um produto exibido numa rede de tv tão obscura como a Rede Manchete. Vale lembrar que, há muita informação desencontrada por aí espalhada pela internet acerca da real vendagem desta tsb. Alguns afirmam que ela vendeu mais de meio milhão de cópias, enquanto outros afirmam que ela chegou à marca colossal de 1 milhão de cópias vendidas. No entanto, o dado acima (470 mil cópias) pode ser considerado como o mais próximo da real vendagem deste trabalho, uma vez que a própria ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos) não dispõe de dados acerca desta tsb: um absurdo!


Os Cavaleiros do Zodíaco – as músicas do seriado da tv (Faixa a faixa)

Clique no título das canções para fazer o download em alta qualidade


1. Cavaleiros do Zodíaco – Larissa Tassi & William 3:30

(Composição: Augusto César & Paulo Sérgio Valle)

A faixa principal do cd foi lançada nas rádios e distribuída no show de lançamento como single em cd e lp. Fez parte da 2ª e 3ª aberturas da série e acabou substituindo a clássica Guardiões do universo na reprise da primeira temporada. Além disso, foi usada como abertura e encerramento de 3 dos 4 filmes lançados na década de 90.

Embalou muitas festinhas de aniversário com seu ritmo dançante e se tornou símbolo da série na década de 90. A letra é simples e lança mão de termos que sintetizam a série como guerreiros, constelações, cosmo e ainda o nome dos cavaleiros. Quem sola a canção é nossa queridíssima Larissa Tassi (que já esbanjava talento e simpatia na época) em parceria com o cantor Willian, seu parceiro na dupla.


Letra

Tem sempre alguém no cosmos ajudando o cavaleiro a vencer

E só o vencedor pode vestir sua armadura de ouro

Eu sei que esse torneio vai fazer nosso universo tremer

Guerreiros são guerreiros, nas estrelas é que está seu tesouro

É nas constelações que a luta vai começar

E aqui o bem e o mal até um deles ganhar

Silêncio nas estrelas, um grito ecoando no ar

Seya, Shiryu, Shun

 

Refrão

Pégaso, ajuda o teu cavaleiro

Gelo, dragão e os guerreiros

Cavaleiros do zodíaco

Fênix, guia pro bem seu guerreiro

Andrômeda e o seu cavaleiro

Cavaleiros do zodíaco

 

Na terra eles são bravos, nas estrelas é que está seu poder

São cinco cavaleiros combatendo sempre as forças do mal

Valentes, destemidos, nessa luta eles só pensam em vencer

São magos das estrelas, eles são os cavaleiros do astral

 

É nas constelações que a luta vai começar

E aqui o bem e o mal até um deles ganhar

Silêncio nas estrelas, um grito ecoando no ar

Ikki, Cisne…


2.  Seya, o cavaleiro de pégasus – Larissa Tassi & Willian   3:30

(Composição: Michael Sullivan & Paulo Sérgio Valle)

O disco segue com o tema do protagonista. Seya, o cavaleiro de pégasus segue a mesma premissa da faixa 1, com um ritmo dançante e letra que utiliza o famoso mote do personagem: Me dê a sua força Pégaso! Mais uma vez, Larissa e William abrilhantam o vocal desta que é, sem dúvida, uma das faixas mais empolgantes da tsb.


Letra

Seya é um cavaleiro que combate os guerreiros do mal

Ele sabe lutar e pra ele ganhar é normal

Junto com seus amigos ele enfrenta os perigos sem medo

E no céu e na terra ele tem o seu grito de guerra

Ele quer a armadura de ouro

Quer vencer pra ganhar um tesouro

Nas estrelas é que ele encontra a sua energia

Ele sabe que é um guerreiro, o mais forte dos cavaleiros

E nos astros é que ele encontra a sua luz

 

Refrão

Pégaso, me dê a sua força, força, Pégaso

O nosso mundo eu tenho que salvar

Me dê a sua força pra ganhar

Pégaso, me dê a sua força, força, pégaso

Eu sou seu cavaleiro, força, Pégaso

Com tua ajuda eu sei que chego lá

 

Junto com seus amigos ele enfrenta os perigos sem medo

E no céu e na terra ele tem o seu grito de guerra…


3.  Saori – Larissa Tassi & Willian   3:34

(Composição: Chico Roque & Carlos Colla)

A faixa 3, por sua vez, faz um tributo à eterna donzela em perigo Saori. O ritmo segue com uma batida dançante e até hoje é entoada por fãs nos shows de nossa querida Larissa Tassi pelo Brasil. Foi uma das canções utilizada como encerramento da série a fim de divulgar a trilha sonora.


Letra

Saori tem a luz do sonho e do amor

No torneio cósmico é o bem que vence a dor

Nome de mulher escondendo a deusa Athena

Deusa da ciência tem um mágico poder

No seu coração guarda uma paixão por Seya

Meiga e leal, romântica e fiel

Doce apaixonada vai fazendo o seu papel

Na missão do bem enfrentando o mal

A felicidade é seu ideal

Oooooooooooooooo

Oooooooooooooooo

 

Refrão

Sempre protegendo alguém

No carinho que ela tem

E o nome dela é Saori, Saori, Saori, Saori

Se arriscando sem temor, pra salvar o lutador

E o nome dela é Saori…


4.  Mestre do mal – Mário Lúcio de Freitas (Participação especial Walter Breda)   2:55

(Composição: Mário Lúcio de Freitas & Fávio Guimarães)

A vilania da série se faz presente nessa faixa em que se narra o embate entre o mestre do mal e suas artimanhas para vencer os cavaleiros, com direito a diálogo do próprio mestre do mal. Mário Lúcio além de compor, produzir e arranjar várias faixas do cd, dá o tom certo nesta faixa mostrando que é um profissional mais que completo.


Letra

Pobres cavaleiros! Não sabem do que sou capaz! Eu domino toda a maldade do mundo!Hahahahaha! Eles estão perdidos! Hahahahaha!

Fazendo os cavaleiros lutar entre si, o mestre vai tecendo sua teia mortal

Chamando mil demônios que estão por aí, vagando pela terra e pelo inferno astral

Maldade e confusão ele pretende espalhar

Terror, escuridão e falsidade no olhar

São as marcas da desgraça, ele acha legal

Destrói por onde passa: ele é o Mestre do mal!

 

Refrão

Ele é maldoso, ele é desleal

Ele é perigoso, é o Mestre do mal

Ele é maldoso, ele é desleal

Ele é perigoso, é o Mestre do mal

Vencer os cavaleiros, defensores do bem

Fingindo ser amigo é seu plano infernal

Na luta ele apela, não respeita ninguém

Sangrento e traiçoeiro, ele é o Mestre do mal

 

Guerreiros massacrados não desistem jamais

Renascem pela força do amor dos mortais

A luta continua

Qual será o final?

Vencerão os Cavaleiros ou o Mestre do mal? …


5.  Shina – Sarah Regina   2:55

(Composição: Mário Lúcio de Freitas)

A tsb traz ainda uma faixa temática sobre uma das amazonas (ou seria mulher cavaleiro XD) da série. Segue com o ritmo mais lento que as primeiras faixas e também traz versos que representa bem a personagem. Além disso, traz o vocal sempre marcante da incrível Sarah Regina. Assim como Saori, essa foi uma das canções usadas como encerramento da série.


Letra

Não quero que você me veja

Nem saiba realmente que sou

Mas quero estar ao seu lado, onde for

Sou  sua guardiã

Sou algoz, sou vilã

Não meço meus atos para ver você, meu amor!

 

Refrão

Eu sou do jeito que você quiser

Sou fruto da imaginação

Me chamam de Shina, guerreira, menina

Um misto de sim e de não

Eu sou do jeito que você quiser

Sou fruto da imaginação

Meu rosto é uma imagem que não tem expressão

Mas no fundo, sou só coração! …


6.  Marin – Sarah Regina (Participação especial Hermes Barolli)   3:33

(Composição: Mário Lúcio de Freitas)

Essa é a faixa que pode ser considerada a balada da tsb.Traz um ritmo lento e um ar misterioso. Sarah Regina brilha mais uma vez no vocal. Assim como os demais temas, essa canção traz motes famosos da série como os lendários golpes “cólera do dragão” ou mesmo o “meteoro de pégasos” entoado pelo próprio dublador do Seya, Hermes Barolli. Outra que foi utilizada como encerramento.


Letra

Uma corrente vira uma serpente, basta acreditar!

A cólera do dragão pode estar aí em sua mão

É tudo uma questão de mentalização

De sintonizar o cosmo

Um leve movimento vira num momento um meteoro

Quando você pede: Me dê sua força Pégaso (págaso)

É tudo uma questão de mentalização

De sintonizar o cosmo

 

Refrão

Marin

Me ensinou como lutar

E assim

A vitória alcançar

Marin

Me ensinou como lutar

E assim

A vitória alcançar …


7. Rap do zodíaco – Rodrigo e Felipe   2:15

(Composição: Mário Lúcio de Freitas & Fávio Guimarães)

A faixa chiclete da tsb traz versos que embalam frases com os 12 signos do zodíaco. Tem um arranjo repetitivo e cumpre bem com o objetivo incial, que é ensinar de forma lúdica os signos e suas características.


Letra

É o rap do zodíaco! Vem comigo pra você aprender

É o rap do zodíaco! Cada signo, um jeito de ser

 

Primeiro é o carneiro, comandante natural

Um grande companheiro, sabe ser muito legal

Touro é tranquilo e adora desenhar

Pinta logo tudo aquilo que ele gosta de criar

 

É o rap do zodíaco! Vem comigo pra você aprender

É o rap do zodíaco! Cada signo, um jeito de ser

 

Agora o caranguejo chora fácil, ri melhor

Mas o seu maior desejo é saber tudo de cor

Leão também é rei na floresta zodiacal

Sua ordem, sua lei, não irrite o animal

Virgem leva jeito pra dinheiro acumular

Possui um só defeito, pois não gosta de gastar

 

É o rap do zodíaco! Vem comigo pra você aprender

É o rap do zodíaco! Cada signo, um jeito de ser

 

Quem é de balança tem o dom de equilibrar

E por isso não se cansa de ser justo pra ajudar

Escorpião misterioso, gênio forte e destemido

Descobrir um mentiroso é seu hobby preferido

Sagitário é muito ativo, mas, às vezes, meio rude

Pensamento positivo, eis aí sua virtude

 

É o rap do zodíaco! Vem comigo pra você aprender

É o rap do zodíaco! Cada signo, um jeito de ser

 

Capricórnio paciente chega aonde quer chegar

Gosta de seguir em frente, tanto faz se demorar

Aquário sociável quer amigos ao redor

Inteligente e amável, leva a vida na maior

Peixes sonhador tem talento musical

Quase nunca cumpridor de horário pontual

 

É o rap do zodíaco! Já deu tempo de você aprender

É o rap do zodíaco! Cada signo um jeito de ser…


8.  Cavaleiros do Zodíaco (karaokê)

(Composição: Augusto César & Paulo Sérgio Valle)

Existe algo mais fenomenal de que você incluir numa tsb as faixas principais em versão karaokê? Acho que não! Essa foi, sem dúvida, uma das decisões felizes tomadas pela Sony wonder/Columbia. Quantos milhares de fãs cantaram ao som deste e dos demais karaokês? Simplesmente fantástico!


9.  Seya, o cavaleiro de pégasus (karaokê)

(Composição: Michael Sullivan & Paulo Sérgio Valle)

Sem comentários.


10.  Saori (karaokê)

(Composição: Chico Roque & Carlos Colla)

Sem comentários.


11. Rap do zodíaco (Karaokê)

(Composição: Mário Lúcio de Freitas & Flávio Guimarães)

Sem comentários.


12. Força astral – Karina, Rodrigo e Felipe   2:40

(Composição: Mário Lúcio de Freitas & Flávio Guimarães)

A música que encerra a trilha sonora traz um ritmo que lembra a memorável Guardiões do universo.


Letra

Dentro das estrelas há uma legião

Pronta pra usar a força do coração

Se a paz na terra sofre um arranhão

Eles vem lutar em nome da união

 

Refrão

Cavaleiros do zodíaco

Tem a força astral

Se o inimigo é demoníaco

Sua luta é mortal!

 

Cada cavaleiro tem de proteger

Como um guardião

Aquele que merecer

Quando o mundo inteiro for o ideal

Eles voltarão

 À sua estrela natal…


#TSBônus

(Temas relacionados à tsb, mas não fazem parte da trilha propriamente)


Rap do zodíaco (Versão Single) – Larissa Tassi & William

Cavaleiros do Zodíaco (Versão anos 2000) – Larissa Tassi


Além das fronteiras do Brasil

Um sucesso tão grandioso não poderia ficar contido apenas nas barreiras do Brasil. Desse modo, um ano após o lançamento dessa lendária tsb (1996) foi lançado no Chile sua irmã mais nova. Los caballeros del zodíaco – Musica de la serie de tv foi a versão chilena desta tsb, gravada em espanhol com artistas chilenos. Lançada em cd e k7, esta tsb segue toda a arte conceitual da edição brasileira, mas possui algumas singularidades listadas abaixo:

1) A capa chilena não utiliza o logotipo exclusivo criado para o cd brasileiro, usando o logotipo oficial chileno (que assim como o brasileiro oficial usado nos demais produtos, é derivado do logo francês);

2) O subtítulo da capa Musica de la serie de tv, ao contrário da versão Brasil, fica sobre a foto dos cavaleiros;

3) A capa chilena traz no rodapé o ano de lançamento do  cd, assim como o nome da editora, autor e do estúdio produtor da série;

4) O disco chileno traz 1 faixa extra (13 músicas no total, contra 12 da edição Brasil);  a faixa extra (faixa 8) é uma segunda versão da música Caballeros del zodíaco, com o mesmo arranjo, mas com o vocal diferente;

5) Apesar de usar os mesmos arranjos e letras da edição Brasil (convertidas para espanhol), a rotação das músicas foi alterada, deixando-as com um ritmo levemente mais lento;

6) Curiosamente, este cd não teve o aval de Mário Lúcio de Freitas. Apesar de ter produzido, arranjando e composto boa parte do cd, tal lançamento foi feito sem o conhecimento e consentimento dele, não tendo recebido um centavo sequer referente aos direitos autorais desta obra.

Ficha técnica tsb 10 - edição Chile 2 cópia


Legado

Nossa! E pensar que 17 anos separam esta matéria do lançamento desta tsb. Fico imaginando  como teria se comportado o mercado fonográfico de músicas de anime caso ela não tivesse sido lançada. Este trabalho tem uma importância sem igual no mercado musical dos animes no Brasil. Ele não só serviu de pilar para as tsbs posteriores que surgiram , mas serviu, principalmente, para mostrar que talento nós temos de sobra, bastando a oportunidade para mostrá-lo. Este é um trabalho genuinamente brasileiro que soube aproveitar e captar de forma sem igual o espírito que a série trazia. Foi um trabalho feito por adultos, mas que tiveram a sensibilidade de uma criança ao compor temas que atingiam até mesmo aqueles que não curtiam o anime em si. Serviu ainda para mostrar aos empresários que com um bom planejamento é possível alcançar o sucesso em um segmento ainda pouco explorado em nosso país. Confesso que me sinto feliz de ter vivido um pedaço disso tudo.

Verdadeiras jóias do cancioneiro dos animes surgiram em nosso país após este trabalho, mas essa é outra história…


Scans diversos

Ficha técnica tsb 3 - capa


Ficha técnica tsb 4 - contracapa


Ficha técnica tsb 5 - contracapa com bordas


Ficha técnica tsb 7- capa aberta


Ficha técnica tsb 8 - Encarte lado a


Ficha técnica tsb 8 - Encarte lado b


Ficha técnica tsb 5- single 2 cópia


Tsbvídeos


Os Cavaleiros do Zodíaco – Abertura 2 (Rede Manchete)


Os Cavaleiros do Zodíaco – Tsb Propaganda


Os Cavaleiros do Zodíaco – Xuxa Hits


Matéria escrita e ilustrada por Rummenigge P. Lassant


Esta postagem tem finalidade documental e divulgativa. Todas as imagens referentes à série Os Cavaleiros do Zodíaco utilizadas neste artigo são de propriedade da Toei Animation, Masami Kurumada, Shueisha e Sony Music.


Tsb anime. Rumo ao maior espaço nacional de músicas brasileiras de animes.

34 comentários em “Ficha Técnica Tsb / Os Cavaleiros do Zodíaco

  1. Otima materia!
    Parabens pois sou fanzaço de CDZ e por aqui achei a versao Single do Rap do Zodiaco que nunca saberia que era diferente da versao album…

    Estou atras do Download do CD lançado no CHILE pra completar todas as osts lançadas pelo mundo…
    Consegueria achar o rip desse cd Rummenigge pra baixar em algum lugar?Ja busquei na net inteira e so achei pelo yutube em qualidade ruim da fita k7 e faltando faixas (nao tem a inedita versao 2 de Os cavaleiros do zodiaco).

    Achei ate o rip do Lp da versao Francesa lançado em 91…Saiu tbm em espanhol a versao desse album na epoca e o chile fez a nossa TSB em 96..

    Se alguem tiver esse cd do chile pra baixar me avisem galera!

    Obg pelo otimo post!

    1. Caso tenham interesse tenho esse álbum “Los caballeros del zodíaco – Musica de la serie de tv” lançado no chile com qualidade 192 Kbps, dá uns 40 MB.

    2. Ola amigão! Tudo bem?

      Tenho ele com qualidade de CD. Você possui a música tocada no filme de Abel, CORONA MARCH?

      Você possui a série com o áudio da Gota Mágica com boa qualidade de áudio?
      Meu e-mail é: gazenin@gmail.com
      Entre em contato.

      Grato.

  2. Olá,

    Você teria a musica tema da Batalha de Abel?
    Uma montagem foi feita mas gostaria de saber se tem ela intacta:

    Obrigado novamente.

    1. Não só a música tema, mas seria interessante ter toda a trilha sonora feita exclusivamente para esse filme e para a saga Asgard realizadas pelo estúdio da Gota Mágica. Porém infelizmente deve ser dificílimo (ou impossível) obter as versões “limpas”.

      1. Sabe se a versão em japonês tem essas trilhas? Porque se tiver, não é uma trilha feita pela Gota Mágica e fica mais fácil de conseguir o áudio.

    2. Wesley, infelizmente esses temas inexistem em versões limpas. Foi um trabalho (como todos os outros) feito para determinado fim e, lamentavelmente, não foram preservados os orginais sem mixagem com o áudio do filme. Uma pena!

  3. Trabalho maravilhoso rume mais completo do k isso impossivel mesmo muita informaçao legal k eu nao tinha conhecimento muito obrigado pessoal tsb animes e espero k todos contribuem e k o site continue assim excepcional e k nunca se acabe o site e a maravilha dos animes!!! kk

  4. Parabéns pelo post! Mais completo impossível!
    Pena que muitas das músicas estão com os links quebrados. Só consegui baixar a faixa 1, 5, 7 e 10.

    1. Levi, agradecemos o contato. Infelizmente servidores gratuitos como o FILESWAP só mantém conteúdos estocados (músicas no nosso caso) durante 6 meses, sem que haja download do arquivo. Após isso, deleta-os. Começaremos a reupar tudo agora na primeira semana de janeiro. O blog estará em férias, mas o conteúdo será reupado gradativamente.
      Continue acompanhado a Tsb anime!

      1. Pode ter certeza de que vou acompanhar sim! E aguardar ansioso pelas mp3 dos cavaleiros : )
        Obrigado pela atenção!

  5. Muito bom texto. Parabéns!
    Tenho o LP dessa TSB. Ganhei de presente de aniversário quando era criança. Guardo até hoje com muito carinho embora não tenha como ouvi-lo. Não tenho toca-discos.
    Pow, alguns links pra baixar a versão em MP3 estão quebrados. Posta aí de novo.
    Grato desde já.

  6. Aew, chegou hoje o LP dos Cavaleiros do Zodíaco que comprei pelo Mercado Livre, esse post foi um incentivo para comprar essa raridade por apenas 15 reais + frete (e tanto o disco quanto a capa e o encarte estão inteirinhos) .

      1. Sim, aproveitei que o meu pai ressuscitou um “Toca-Disco” esses tempos, assim poderei ouvir CDZ da maneira mais nostálgica possível.

      2. Engraçado são os erros que há no encarte, como por exemplo na música Saori:
        “A felicidade é seu ideal
        Sua Armadura é o amor
        Sua armadura é o amor”

        Já que na música é da seguinte forma:

        “A felicidade é seu ideal
        Oooooooooooooooo
        Oooooooooooooooo”

      3. É, mas pelo o que eu vi na imagem acima (encarte do CD), os erros não são exclusivos do LP.
        O que parece é que após finalizarem os encartes, fizeram pequenas modificações nas músicas, ou usaram versões antigas das letras das músicas no encarte.

        Como por exemplo no encarte está escrito: “Seya, o cavaleiro de pégasus”, mas já no próprio vinil está escrito corretamente: “Seiya, o cavaleiro de pégasus”, além também de pequenas mudanças de palavras como na faixa 4: “teia mortal” no encarte e “tela mortal” na canção.

  7. Meu.. na, boa, matéria simplesmente foda. Quase chorei aqui quando vi a a foto do logotipo e lembrei de quando dava comercial (acho que era a mesma foto ou parecida).

    parabéns, Rumme.

  8. Poxa cara, como um fã de “Os Cavaleiros do Zodiaco” tiro o chapéu para a matéria…
    Acho que essa tsb chamou a atenção para as musicas das séries que viriam a seguir no Brasil, pena que não foi seguida com Yu Yu Hakusho e Inuyasha…

    Sobre a tsb, até hj eu tenho o k7 original que uma tia comprou pra mim… Tá guardada como um souvenir na minha coleção. Me emociono toda vez que ouço “Tem sempre alguém no cosmo ajudando os cavaleiros a venceeeeerrr…”.

    Mas minhas favoritas são ‘Mestre do Mal’ e ‘Shina’, a primeira pq é dedicada ao meu personagem favorito, a segunda pelos vocais sempre impressionante da Sarah Regina, sendo que esse foi o primeiro contato que tive com a musica dela… Aliás Rumme, poderia rolar uma entrevista em video com ela (só pra ouvir ela cantando ao vivo)…

    Enfim, mais um grande trabalho do Mauro Lúcio Filho e mais um belo post seu Rumme.

    1. Valeu pelo comentário, Ricardo. Como falei, nunca fui tão fã dos cavaleiros, mas sou das canções e guardo com imenso carinho esta tsb em cd que possuo, imagine você que é fã, né ^^ Já temos uma entrevista encaminhada à Sarah Regina e temos uns projetos aí em vista. É só aguardar! Só ressaltando, é Mário Lúcio de Freitas (o Mauro Lúcio Filho é aquele ator da Globo) ^^

  9. Poxa cara, como um fã de “Os Cavaleiros do Zodiaco” tiro o chapéu para a matéria…
    Acho que essa tsb chamou a atenção para as musicas das séries que viriam a seguir no Brasil, pena que não foi seguida com Yu Yu Hakusho e Inuyasha…

    Sobre a tsb, até hj eu tenho o k7 original que uma tia comprou pra mim… Tá guardada como um souvenir na minha coleção. Me emociono toda vez que ouço “Tem sempre alguém no cosmo ajudando os cavaleiros a venceeeeerrr…”.

    Mas minhas favoritas são ‘Mestre do Mal’ e ‘Shina’, a primeira pq é dedicada ao meu personagem favorito, a segunda pelos vocais sempre impressionante da Sarah Regina, sendo que esse foi o primeiro contato que tive com a musica dela… Aliás Rumme, poderia rolar uma entrevista em video com ela (só pra ouvir ela cantando ao vivo)…

    Enfim, mais um grande trabalho do Mauro Lúcio Filho e mais um belo post seu Rumme.

  10. Finalmente um post fodastico para Cavaleiros do Zodiaco voceis da TSB Animes arrazaram estão de parabens muita informação que nem conhecia sobre este anime e sobre sua historia aqui no Brazil obrigado.

  11. seria legal se falasse das musicas, pegasus fantasy e outras musicas que foram usadas posteriormente, pra mim, pegasus fantasy é a melhor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s