Versão Brasileira / Street Fighter II

 

Sabe, se há uma coisa que os fãs de animes no da década de 90 podem dizer é que foram felizes e sim, eles sabiam disso! Foram manhãs repletas de tantas emoções que é praticamente impossível narrar momentos tão especiais como esses. E claro que parte desses momentos está associada, sem dúvida alguma, às nossas queridas canções brasileiras. Hoje, o Tsb anime traz até vocês uma situação bem singular com relação aos temas dublados. Com vocês, Versão Brasileira / Street Fighter II.

 

Outro grande anime exibido aqui no Brasil. Street Fighter 2 (Street Fighter 2 Victory, no original) é um anime despretensioso, mas que, na minha opinião, tem duas coisas que acho primordial numa obra, seja ela anime ou não: roteiro e personagens. E isso Street Fighter tem de sobra. Apresenta um roteiro simples, mas envolvente, que fez com fãs brasileiros (seja do jogo de vídeo-game ou apenas do anime) esperassem ansiosos pelo episódio seguinte. Os personagens são carismáticos e bem marcantes. Foi exibido originalmente em 1995 no Sbt e, anos mais tarde no Cartoon Network. Street Fighter 2, sem dúvidas, deixou saudades àqueles que não desgrudavam da telinha para acompanhar as aventuras de Ryu, Ken e Chun Li.

Mas, e a abertura, vocês me perguntam? Bom, a abertura é um caso à parte…

Como já comentamos aqui no blog, a década de 90 foi um verdadeiro oásis para os fãs das canções de animes aqui no Brasil; falo dos temas dublados, é claro! Cantamos e fomos felizes ao som dessas incríveis canções! E, como de praxe, as animações lançadas aqui vinham recheadas de canções brasileiras. E com Street Fighter 2 deveria ter sido memorável, mas, a princípio, não foi bem assim.

Se há uma emissora que podemos tirar o chapéu em matéria de temas dublados essa é, sem dúvidas, o Sbt. Reduto de temas memoráveis como Guerreiras Mágicas de Rayearth (que eu cantava religiosamente todo domingo… depois todo sábado de 7 da manhã :|… depois de segunda à sexta de … é melhor parar por aqui, é mais sadio; e Fly, o pequeno guerreiro, Street Fighter 2,no entanto, quando foi exibido pelo Sbt, simplesmente não teve abertura. Quer dizer, não uma música cantada pra ser mais preciso. O início instrumental da canção até chegava a tocar no começo do vídeo de abertura, mas, em seguida, era substituída pelos sons dos socos e pontapés que Ryu e Ken davam durante o vídeo de 26 segundos de abertura ¬¬  O tema brasileiro realmente cantado só pôde ser conferido nas fitas VHS lançadas algum tempo depois e, no começo da última década, c om a transmissão do anime pelo Cartoon Network. Abaixo, você confere uma comparação entre os vídeos de abertura do Sbt e a original japonesa.

 

 

 

Como se pode observar, tanto a abertura japonesa quanto a brasileira começam com uma esfera de magia sendo energizada, fazendo uma clara referência ao hadouken, famoso golpe que os personagens Ryu e Ken possuem no jogo de video-game. A aberturajapa segue com a cena dos herói correndo, cena que se repete ao longo de toda a abertura. Essa cena até aparece na abertura brasileira, mas num bilionéssimo de segundo, quase uma imagem subliminar, dando, em seguida, lugar a cenas do primeiro episódio, como Ken levando Ryu que havia tomado uma surra, na garupa da moto e ainda a cena da sova que Ryu leva de Guile logo no primeiro episódio. A versão japonesa traz ainda logo nos primeiros quadros uma cena de Chun li, com sua roupa exclusiva do anime, o que não é mostrado na abertura brasileira.

 

 

 

A abertura japonesa segue mostrando Vega com sua roupa de toureiro (diferente da versão brasileira, em que o personagem sequer aparece) e, nas cenas seguinte, aparecem  cenas de ação com Ryu e Ken enfrentando figurantes exclusivos da abertura, como o cara da espada e o lutador de longo cabelo laranja, cenas essas que são entrecortadas pelos créditos japoneses num fundo preto.

A versão brasileira, por sua vez, traz ainda cenas com nossa querida Chun li como guia-turístico,usando uma roupa de piriguete e, demonstrando seu poder de luta, a cena clássica de Ken espancando o saco de areia e Ryu dando um chute giratório.

Seguem abaixo os vídeos de abertura japonês e brasileiro.

 

Street Fighter II – Abertura japonesa

http://vimeo.com/41218389

 

 

Street Fighter II – Abertura brasileira (Sbt)

http://www.youtube.com/watch?v=6zR0aoEEZnI&feature=youtu.be

 

 

Tsb anime. Rumo ao maior espaço nacional de músicas brasileiras de animes.

21 comentários em “Versão Brasileira / Street Fighter II

  1. Oi, conheci o blog agora através de um comentário na versão completa da música “Meu desejo” de Inyuasha no Youtube e estou adorando o conteúdo daqui. Parabéns pelo blog!´
    Ah sim…só uma observação sobre essa matéria, lembro como se tivesse sido ontem que a abertura de Street Fighter II passou no SBT sim, porém apenas no episódio de estreia para nunca mais voltar a exibir e posteriormente realmente só ficou nessa “vinheta” que até hoje tento entender o porque desse corte já que o SBT sempre foi uma emissora que sempre deixou rolar as aberturas de praticamente todos os animes, desenhos e seriados.

    1. Olá, Zito. Seja bem-vindo ao Tsb anime. Espero que possa aproveitar o conteúdo que temos postado aqui. No momento estamos de férias, mas aproveitando para reupar material e organizar umas coisas. Realmente, curioso esse caso da abertura do Street Fighter 2, exibir a abertura apenas no episódio 1. Segundo um amigo, isso aconteceu com SAKURA CARD CAPTORS na exibição da rede Globo.

      1. Olá Rummenigge P. Lassant,

        Conseguiu encontrar a abertura em português editada do Street Fighter 2?

        No aguardo.

        Obrigado

      2. Olá Rummenigge P. Lassant

        Quero agradecer pelo áudio, ficou muito bacana parabéns!

        Att

  2. Teria a informação de quem canta as duas musicas do Street Fighter 2 em pt-br chamam-se Vou Lutar e Ao encontro do mais forte. Parabéns pelo trabalho fantástico😀

    1. Ricardo, quem canta os temas do Street Fighter é a Elisa Villon (a mesma cantora da abertura do Kaleido Star) e de diversas outras canções. No momento estamos tentando uma entrevista com ela para uma postagem futura! Continue acompanhando nosso trabalho!

  3. Muito bom, mas… está ERRADO! O Sbt chegou apassar a abertura completa, mas só no domingo em que estreou. Lembro claramente da decepção esperando passarem de novo…😦

    (Claro que, anos depois, eu teria a agradável surpresa de ver no Cartoon Network e na internet.)

    Continuem o trabalho, bom site!

    1. Noel, acho ótimo a participação dos fãs nas postagens justamente pra podermos somar. Quando o Sbt estreiou a série, aqui em Maceió não foi exibida em momento algum esta abertura cantada (nem no primeiro episódio). Foi exibida sim a vinheta que conhecemos tão bem. Seja como for, agradeço imensamente a informação e continue participando conosco.

    2. Exatamente! Acabei de deixar um comentário e nem tinha visto o seu. Mas se não me engano foi em uma manhã de sábado (o último desenho que passava era Mr. Bump), onde até hoje é tradição no SBT passar desenhos e lamentavelmente não passam mais animes apesar de a pouco tempo terem transmitido em sua grade a versão nipônica de Thundercats e Blue dragon.

  4. Ichuckie, estou começando a preparar algo sobre o Yu yu hakusho, o que inclui a entrevista INÉDITA com o astro das canções brasileiras, LUIS HENRIQUE. Fique de olho. Nossas postagens aqui na Tsb anime são semanais e, por enquanto, prefiro que continuem assim. Também gostaria de postar mais de um artigo semanal, mas, tenho 2 empregos e estudo (apesar de ser graduado por uma faculdade já) e isso, de certa forma me impossibilita escrever mais artigos. Quem sabe no futuro! ^^ Valeu pela visita. Continue acompanhando…

    1. foi mal cara, nem sabia que vc era tão ocupado, então isso mostra o quanto vc é dedicado, com certeza continuarei acompanhando, e me desculpe pelo português de pobre.

  5. curto o anime, faz algo sobre yu yu hakusho, seria massa, se puder trazer mais postagens seria bom também, pq demora muito pra cada postagem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s