Tsb anime – Entrevista / Rodrigo Firmo

Rodrigo Firmo

Grande momento a todos os tsbvisitantes. A espera finalmente acabou. Tsb anime mais uma vez sai na frente e põe fim a uma dúvida que dura há quase 15 anos. Senhoras e senhores, com vocês:

Rodrigo cópia

Desde o lançamento da série Dragon Ball Z em terras brasileiras, em 1999, os fãs da saga sempre foram unânimes quanto à versão brasileira de Cha-la head cha-la ser um dos temas mais memoráveis (se não o mais) que a saga já recebeu. E apesar de o tema de encerramento (Magnífico poder) sempre ter sido atribuído à talentosíssima Sarah Regina, o intérprete do tema de abertura sempre foi uma incógnita. É incrível imaginar que um cantor tão querido tenha passado tanto tempo sem receber os devidos créditos por um trabalho tão expressivo, chegando a se especular se seria o próprio dublador do personagem Goku (Wendel Bezerra) quem cantaria a canção. Grande engano!

Filho do lendário Mário Lúcio de Freitas e da rainha das canções de animes no Brasil, Sarah Regina, Rodrigo parece ter herdado o lado artístico da família, tendo desde criança demonstrado um talento nato para essa área musical relacionada a dublagens. Dessa forma, quando lançamos um breve olhar sobre a carreira desse querido artista, percebemos que o cantor que presentou o Brasil com interpretações ímpares em Fly, o pequeno guerreiro e Dragon Ball Z a exemplo, hoje trilha uma carreira mais madura, não apenas como cantor, mas, principalmente, como diretor de dublagens e adaptador musical. Você (seu filho, seu sobrinho, seu irmãozinho…) certamente já devem ter cantarolado vez ou outra um dos trabalhos mais recente dele, sem saber. Confira abaixo, algumas de suas obras.

 

Rodrigo obras cópia

Os Cavaleiros do Zodíaco – Rap do Zodíaco (1995)

Os Cavaleiros do Zodíaco – Força Astral – Encerramento 2 (Versão Manchete) (1995)

Fly, o pequeno guerreiro – Herói de verdade – Abertura (1996)

Dragon Ball Z – Cha-la head cha-la (Cha-la head cha-la) – Abertura (1999)

Super Campeões – Decisão – Abertura – Abertura (1998)

Super Campeões – Oliver – Encerramento (1998)

Super Campeões – Benje (1998)

Super Campeões – Essa copa é nossa (1998)

 

Rodrigo obras 2 cópia

Wow wow Wubbzy

Clifford

Aventuras com os Kratts

Spike team

Bananas de pijamas (animação)

Piratas

Dinotrem

Super strikas

Backyardigans

Octonautas

 

* As séries citadas acima reúnem apenas parte da obra do artista, tendo este participado de dezenas de outros trabalhos, envolvendo locução, adaptação musical, propaganda, séries, dublagem, canto e outros.

 

Como se pode notar, Firmo traz em sua bagagem mais que experiência de caso; traz, acima de tudo a experiência de quem vivenciou tudo de uma forma bem íntima e cresceu junto com seu público de outrora, tornando-se um artista competente que só tem consolidado sua carreira ao longo dos anos.

 

Tsb anime – Entrevista / Rodrigo Firmo

Por Rummenigge P. Lassant

 

Tsb anime: Rodrigo, a década de 90 foi palco de grandes versões brasileiras para o universo dos animes, seja na dublagem, seja nas lendárias adaptações das canções. Sua voz figura entre as vozes mais marcantes e nostálgicas que um tema de anime já recebeu. Alheio a este trabalho, quem é Rodrigo Firmo? Fale-nos um pouco sobre você.

Rodrigo Firmo: Eu sempre gostei de televisão, principalmente de desenhos animados. Como a maioria dos meninos da época, eu adorava “Os cavalerios do zodíaco”, “Yu Yu Hakusho”, “Shurato”, “Dragon Ball Z” e todos esses desenhos cheios de fantasia e pancadaria.hehe. Eu assisto desenhos até hoje, acho que isso nunca vai mudar.

 

Tsb anime: Você começou a cantar bem jovem, não é mesmo? Tal decisão partiu de você ou foi uma sugestão de seus pais?

Rodrigo Firmo: É difícil saber, talvez um pouco de cada. Eu cresci em uma família de músicos, então sempre estive envolvido nesse universo e peguei gosto pela coisa desde cedo. Ao mesmo tempo, meus pais queriam que eu seguisse nessa profissão e me colocaram pra gravar jingles.

 

Tsb anime: Seu primeiro trabalho no universo dos animes foi cantando algumas canções no mítico cd dos cavaleiros do zodíaco. Houve algum trabalho antes? Fez algum teste para cantar nessa Tsb?

Rodrigo Firmo:  Eu comecei a gravar jingles e locuções com 7 anos. Eu não lembro qual foi o primeiro trabalho, mas eu sei que não foi Cavaleiros. Eu não fiz teste pra gravar o tema; meu pai, Mário Lúcio de Freitas, era dono do estúdio que pegou o trabalho e me colocou, junto com minha mãe e meus irmãos pra cantar no cd. Nós sempre trabalhamos muito em família.

 

Tsb anime: Em 1996, o público de anime no Brasil foi brindado pela magnífica e exclusiva abertura brasileira do anime Fly. Produzida por Mário Lúcio Freitas, o tema de abertura difere totalmente do tema original. No entanto, a canção brasileira é, sem dúvidas, um dos temas mais queridos de todos os tempos, as quase 840 mil visualizações no youtube representam bem isso. E lá está você no vocal. Quais lembranças você tem do momento desta gravação?

Rodrigo Firmo: É muito legal ver que as pessoas gostam assim de um trabalho que eu fiz. Essa coisa de gravar temas originais pra aberturas, infelizmente nem é feito mais. Acho que meu pai foi o primeiro a fazer isso no Brasil, é uma pena que não deem mais esse valor pras produções. Faz muito tempo que eu gravei a abertura de Fly, mas eu lembro de gostar do que estava fazendo. Meu pai me dirigiu e eu tentei fazer o meu melhor.

 

Tsb anime: Você possui filhos ou parentes mais jovens? Eles conhecem esses seus trabalhos mais antigos? O que acham?

Rodrigo Firmo: Eu ainda não tenho filhos. Eu tenho um sobrinho de 4 anos. Ele não conhece meus trabalhos antigos, mas gosta dos recentes que eu faço pra Discovery Kids.

 

Tsb anime: Por seu parentesco com o excepcional Mário Lúcio de Freitas, podemos imaginar que você tinha acesso ao material da Gota Mágica sempre em primeira mão: dublagens, músicas, etc. Costumava assistir os animes lá no estúdio? Qual o seu predileto?

Rodrigo Firmo: Ahhh! Eu tinha que aproveitar um pouco disso, né? rsrs Eu sempre assistia os episódios de Cavaleiros, em espanhol, antes de serem dublado e irem pro ar. Meus amigos morriam de inveja. hehe Na época, Cavaleiros, sem dúvida, era o meu predileto.

 

Tsb anime: Em 1998, com o lançamento do anime Super campeões pela rede manchete (e consequente lançamento da tsb oficial), pudemos mais uma vez escutar você em algumas canções (incluindo o tema de abertura). O que te lembra este trabalho em especial? Você possui o cd que foi lançado aqui?

Rodrigo Firmo: Eu lembro que fiz algumas pontas de dublagem nesse desenho. Foi assim que tive meu primeiro contato com a profissão. Agora adulto, eu retomei minha carreira de dublador com a ajuda de grandes profissionais como: Francisco Bretas, Rosa Baroli, Orlando Viggiani, Nair Silva e estou aos poucos crescendo nessa profissão. Não é mole não.rs

 

Tsb anime: Um ano mais tarde, em 1999, fomos contemplados com um dos mais queridos animes que já foram exibidos no Brasil: Dragon Ball Z. Assim como em 1996 (Dragon Ball, Gota mágica) a série recebeu grandes intérpretes na parte musical. Sarah Regina ficou responsável pelo tema de encerramento: Magnífico poder (Zenkai power); a lendária abertura brasileira (Cha La head cha La), por sua vez, foi e é idolatrada até hoje (14 anos depois) como um dos maiores hinos brasileiros de animes. E qual não foi nossa surpresa de saber que esta canção tão querida é cantada por você, Rodrigo? Faz ideia do que este tema representa para os fãs de longa data?

Rodrigo Firmo: Foi um grande prazer cantar o tema de Dragon Ball Z. Eu gostava bastante da série Dragon Ball e estava entusiasmado para ver a continuação das histórias do Goku! Eu lembro de ver os bonecos do Super Sayajin pra vender por aí e ficar fascinado. Eu nem sabia o que eram, mas adorava aquilo que eu via.

 

Tsb anime: Em seu facebook há um álbum referente a seus trabalhos na área de dublagem e adaptações em geral. No entanto, não consta nenhum dos grandes clássicos musicais dentre seus trabalhos (Fly, Cavaleiros do zodíaco, Super campeões e Dragon Ball Z). Algum motivo especial para tal?

Rodrigo Firmo:  Eu fiz esse álbum pra deixar alguns trabalhos de referência, para contatos profissionais. Eu tenho muito carinho por esses trabalhos antigos, mas não servem como referência pro que eu faço hoje. A minha voz mudou um pouquinho de lá pra cá.rs.  Mesmo assim eu penso em colocá-los lá.

 

Tsb anime: Você já se apresentou em algum evento de anime, seja cantando ou fazendo palestras sobre seu trabalho com dublagem?

Rodrigo Firmo: Não, nunca tive o prazer.

 

Tsb anime: Rodrigo, você possui pais cantores extremamente talentosos. Há alguma canção que não conheçamos que você tenha cantando com eles (ou com um deles?). Além disso, você costumava cantar com eles em casa?

Rodrigo Firmo: Eu gravei muito coro infantil com a minha mãe quando era pequeno. Fizemos o disco da Turma da Mônica, alguns da Eliana, Barney… Nós sempre cantamos em casa. Meu pai tocava piano nas festas, no Natal… lembro de cantar com meu irmão uma versão em português de “Over the Rainbow” na minha escola também e ACHO que meu pai estava no piano.rs

 

Tsb anime: Com o lançamento iminente de um novo filme da franquia Dragon Ball em terras brasileiras (A batalha dos deuses), tendo como tema o clássico Cha-la head cha-la, originalmente gravado por você no final dos anos 90, você estaria disponível para gravação dessa nova versão caso fosse convidado hoje?

Rodrigo Firmo: Claro, seria um prazer.

 

Tsb anime: Atualmente a Tsb anime possui projetos de compactos especiais, contendo versões completas de temas memoráveis, como o compacto especial Dragon Ball Z lançado ano passado. Tal compacto traz  canções em versões completas (originalmente gravadas em tv size) e com o cantor original brasileiro, tendo, ainda, projetos dessa natureza em fase de produção com grandes cantores como Sarah Regina, Soraya Orenga, Frank Henrique e outros.

Sabendo-se que atualmente o tema Cha-la head cha-la soma mais de 1,5 milhão de acessos no youtube, nós perguntamos: toparia gravar tal canção em versão completa, em nome dos milhares de fãs que admiram seu trabalho?

Rodrigo Firmo: Seria legal. Até porque minha voz está mais madura do que era na época em que gravei.

 

Tsb anime: O que faz atualmente? Você é hoje o profissional que pretendia ser ou a vida te levou por rumos diferentes?

Rodrigo Firmo:  Atualmente eu trabalho como locutor, dublador e músico. Isso é o que eu sempre fiz e sempre quis fazer. Como muita gente, eu já pensei em mudar de área algumas vezes, mas não tem jeito..rsrs.. é mais forte do que eu. Eu ainda espero crescer e aprender muito.

 

Bate-bola (perguntas e respostas rápidas)

 

Hoje: Carreira profissional.

Brasil: Esperança.

Passatempo: Televisão.

Sarah Regina: Coração.

Mário Lúcio Freitas: Talento.

Gota Mágica: Saudades.

Nunca esquecerá… : De onde eu vim.

Rodrigo Firmo é: Humano.

Contato: digo.firmo@gmail.com

 

Seguimos a partir deste momento com a produção do Compacto Especial Dragon Ball Z – Volume II, contendo a versão completa do tema Cha-la head cha-la. Agradecemos de coração a disposição de ter cedido-nos essa entrevista e, sem dúvida alguma, de ter topado gravar o tema completa da canção. Certamente será um dos maiores presentes que os fãs dessa saga poderiam ganhar! Muito obrigado, Rodrigo!

 

Rodrigo Firmo: Eu é que agradeço, Rummenigge, pelo carinho e pela oportunidade de falar um pouco sobre a minha vida. Espero que continuem gostando do meu trabalho! Um abraço a você a todos os fãs.

 

RODRIGO 2

RODRIGO 1

Tsb anime. Rumo ao maior espaço nacional de músicas brasileiras de animes.

36 comentários em “Tsb anime – Entrevista / Rodrigo Firmo

  1. Alguém sabe se o trabalho ainda está em andamento ou infelizmente foi cancelado? Fiquei tão feliz em ver essa matéria e ainda muito ansioso para ouvir essa nova versão completa da primeira abertura de DBZ. Espero que ainda esteja de pé este projeto. Parabéns pelo maravilhoso trabalho que vocês sempre fizeram equipe da TBS Anime e por favor continuem sempre.

      1. Emanuel, em JULHO (próximo mês) nós da TSB ANIME esperamos anunciar nosso projeto de 2016. Somente aí poderemos datar algo mais concreto, pois estamos mega ocupados no momento trabalhando nele, pois não queremos que saía nada errado. Já esperaram tanto, aguardem só um pouquinho mais!

  2. Afinal, quando irão liberar a versão completa da música Cha-La Head Cha-La? Já faz 3 anos que estamos esperando! Vocês não poderiam dizer em qual mês aproximadamente será liberada?

    1. Não trabalhamos com coisas incertas! Não marcamos a data, pois a canção ainda não foi gravada. Mas pretendemos sim gravá-la mês que vem (certeza) e lançá-la no início do segundo semestre. Se isso acontecerá, só o tempo dirá! Vamos torcer!

    1. Iremos liberar no momento certo! Se não aconteceu até o momento é pq não era pra ser. Nos próximos meses faremos um anúncio histórico sobre a franquia Dragon Ball aqui no Brasil. Acompanhe, a canção em questão está envolvida…

    1. Pois é, Marcos, esperamos vê-los cantando não apenas no youtube como nos eventos de animes por aí afora, basta os fãs unirem-se e correrem atrás! Esperamos postar algum vídeo no ato do lançado do compacto CHA-LA HEAD CHA-LA!

  3. Eu sempre quis saber que cantava.alguma novidade sobre a gravação?.Saibam que vai ser a realização de um sonho para muitas pessoas.versão da TV ja e epica imagina a versão completa.aguadando…….

  4. Outra dúvida, e outro mistério, quem canta a Dan Dan Kokoro Hikareteku (Sorriso Resplandecente) na versão brasileira??? E quem canta o Encerramento Hitori Janai (Estarei com Você) ???

  5. Agora solucionem outra duvida: quem canta a abertura do tokusatsu Jiraiya??

    E muito obrigado ao Rodrigo. Eu vi que ele gravou mais dois temas de Super Campoes, alem da abertura e encerramento. Onde posso ouvir esses outros dois temas?

    1. Tiago, quem canta os temas de abertura e encerramento do Jiraya é o Renato Ladeira, responsável tmb por produzir o lp do Jaspion. As músicas citadas dos Super campeões ainda não foram postadas aqui na Tsb anime, mas farão parte do FICHA TÉCNICA TSB dos SUPER CAMPEÕES, que será lançado ano que vem; ambos os temas você encontra facilmente no youtube. Continue acompanhando a Tsb anime!

  6. “Tsb anime: Você já se apresentou em algum evento de anime, seja cantando ou fazendo palestras sobre seu trabalho com dublagem?

    Rodrigo Firmo: Não, nunca tive o prazer.”

    Agora que descobriram, vai ser chamado em todo santo evento hauahauha

  7. Ótima entrevista, nem sabia que era o mesmo cantor de super campeões e fly.
    Tomara que ele cante no tema do filme, e não grave só abertura clássica completa,
    mas também uma versão completa para o filme.

  8. Cara demais graças a Deus acabaram com esta duvida que parecia não ter solução muito obrigado magnifica entrevista cara muito simpatico tambem Mario Lucio e Sarah Reginas pais tinham quem puxa valeu mesmo pessoal tsb animes.

  9. Entrevista excelente!
    Muito bom saber esses detalhes sobre esse grande intérprete, e como sempre esperando novidades do cada vez melhor blog Tsb.

  10. Caraca.. Entrevista magnífica.. estou torcendo para que Rodrigo possa cantar o tema do filme.. só assim o filme ficaria ainda mais perfeito,,

    Parabéns,, e muito Sucesso.

  11. Matéria excelente, Rodrigo assim como outros profissionais, vc marcou minha vida com as canções de DBZ. Estou torcendo muito para você gravar a versão do cinema. Hoje tenho 23 anos, mas com a mesma animação e alegria de minha infância ao ouvir estas aberturas de anime. Lembro-me aos meus 12 anos aproximadamente, quando comprava as fitas em VHS do dragon ball, uma delas está danificada de tanto que eu rebobinava e ouvia a musica novamente. Graças a Deus hoje a técnologia está aqui para lembrarmos sem grandes perdas!! kkkkk.
    Parabéns pelo seu trabalho, e parabéns a equipe deste site. Confesso que jamais ouvi falar dele, mas já está adicionado nos favoritos.

  12. Nussa que demais.. ele é o principe das animesongs nem sabia.. estranho que em 1998 com supercampeoes e 1 ano depois com dbz voz totalmente diferente.. mas estou louco pela nova versão… é a música que mais amo no mundo!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s