Ficha Técnica Tsb / Turminha Zig-Zag

ficha-tc3a9cnica-cc3b3pia

Grande dia a todos os tsbvisitantes. Dia de festa na Tsb anime com mais uma edição histórica do Ficha Técnica Tsb. Só aqui você encontra o maior portfólio da rede acerca das trilhas oficialmente lançadas em terras brasileiras. E o ficha técnica de hoje tem um gostinho todo especial, pois traz um dos mais incríveis projetos lançados nesse segmento. Com vocês: Turminha Zig-Zag.


 

Ficha técnica capa postagem


Ficha Técnica Tsb anime


Título: Turminha Zig-Zag

Formato: Lp & K7

Número de faixas: 4

Cantores: Sarah Regina, Ângela Márcia, Mário Lúcio de Freitas

Vozes adicionais: Silvinha Araújo, Rubinho Ribeiro,Gilberto Santamaria, Rita Kfouri, Zé Luiz

Instrumentais: Pedro Ivo (Baixo), Luizão (Bateria). Armandinho (Teclado), Elias (Guitarra), dentre outros.

Procedência: Brasil (Trilha sonora exclusivamente brasileira)

Produção: Mário Lúcio de Freitas

Composição: Mário Lúcio de Freitas

Gravadora: RCA

Data de lançamento: 1983


Introdução /Contexto – Em algum lugar do passado…

Numa época de escassez de animes em terras brasileiras e, principalmente, de canções brasileiras, é impossível não olhar para o passado e remeter a grandes projetos lançados nesta área. Seja adaptando uma única canção numa série ou mesmo um punhado delas, a grande verdade é que esse mercado sempre teve seu público cativo e nunca deixou de existir. Porém, o investimento em tsbs oficiais sempre foi algo relegado a segundo plano, principalmente se atentarmos ao fato de que temos quase 40 anos de animesongs brasileiras, mas somente 12 tsbs lançadas oficialmente por aqui. Seja como for, já tivemos projetos nessa área musical dignos de aplauso, e um desses grandes projetos é, sem dúvida, a tsb da Turminha Zig-zag.

O ano é 1983. A inauguração da TVS (que anos depois tornar-se-ia o SBT) trouxe uma série de investimentos no ramo não apenas televisivo, mas também musical. A nova rede que despontara há 2 anos seria responsável por grandes clássicos do universo nipônico aqui no Brasil. Mais que investir em animações diversas (desenhos e animes, diga-se) o novo canal via nesse tipo de material uma forma de conseguir patrocinadores e chamar a atenção do público para o novo canal, já que a esmagadora maioria da população só tinha acesso à Rede Globo. Quem viveu a época deve lembrar-se das sessões de desenhos noturnas. Quanta saudade!

Com isso, os investimentos na área musical feitos pela emissora desaguaram em diversos projetos musicais, o que inclui um dos mais significativos projetos envolvendo um anime no Brasil como veremos a seguir.


Conceito

Esta tsb é, certamente, o maior projeto em matéria de licenciamento de uma trilha musical de animes que já tivemos aqui no Brasil. Não estamos falando de uma trilha envolvendo apenas um anime, mas sim 4  obras distintas, contidas numa única trilha sonora, caso inédito até os dias de hoje aqui no Brasil.

Após atingir sucesso com 2 clássicos da animação japonesa: Marco e a pequena garotinha das montanhas Heidi, o Sbt voltou a investir nas produções nipônicas e assim adquiriu  um pacote que continha 4 animes distribuídos pela ZIV International, responsável pela distribuição dessas obras na América Latina – dessa forma, logo teríamos as estreias de 4 animações que marcariam época: Angel, Luluzinha, Rei Arthur e Fábulas da floresta verde.

À frente da parte musical infantil do Sbt, Mário Lúcio de Freitas, que anos antes havia sido responsável pela música de abertura do anime Marco, foi encarregado de compor e produzir os temas de abertura para esses quatro animes, com o intuito de lançá-las oficialmente. Assim como seus diversos trabalhos nessa área, a proposta para gravação dos temas dessa tsb partiriam do zero e não utilizariam os temas originais japoneses como base.

Escolhida a gravadora RCA, responsável por boa parte do acervo musical da época, Mário escalou um time de primeira para comporem os arranjos das canções e junto a cantores de primeira linha conseguiram produzir um dos mais belos trabalhos deste segmento musical.


Formato

Assim como boa parte do material fonográfico lançado na época, a tsb da Turminha Zig-zag foi lançado em Lp e K7.


Turminha Zig-zag – Lp

Ficha técnica lp

Certamente o formato principal desta tsb. Foi lançado em compacto simples – contendo uma faixa de cada lado do disco – e compacto duplo – contendo 2 faixas de cada lado.


Turminha Zig-zag – Fita K7

Ficha técnica k7Este é, com certeza, o formato mais raro dessa tsb. Não há registro algum sobre ele na rede e até mesmo encontrá-lo com colecionadores é algo que não conseguimos até o momento. Todavia, desacreditamos que este formato tenha tido versão simples e dupla como o Lp.


Repercussão

A tsb da Turminha Zig-Zag não foi a pioneira nesse ramo de trilhas de animes lançadas por essas bandas, visto que anos antes já tínhamos tido clássicos como Heidi e Barbapapa lançados por aqui. No entanto, esta obra musical é dona de um pioneirismo neste segmento – sendo a única coletânea de canções de animes lançadas no Brasil até hoje, mesmo 30 anos depois de seu lançamento.

Apesar de esta tsb ter um apelo maior que muitas outras deste segmento, já que continha canções referentes a não apenas uma, mas 4 animes distintos, percebemos que a repercussão do material está intrinsecamente ligada ao contexto da época. Estamos falando de uma obra que está ligada a uma rede de tv recém inaugurada – o Sbt tinha apenas 2 anos de existência – e, consequentemente, com pouca visibilidade ainda, principalmente se compararmos a canais estabilizados como a Rede Globo que detinha o grande montante da audiência da  época. E numa época de inexistência do grande veículo difusor de informações que se tornou a rede mundial de computadores, restava apenas a tevê ser utilizada como veículo difusor desta obra. Dessa forma, temos os vídeos de abertura dos animes não apenas com os créditos 100% em português, mas uma breve “propaganda” que dizia que a trilha sonora estava disponível em discos e fitas pelo selo do Sbt.

É impossível não notar o esmero com o qual este trabalho foi realizado. Quando analisamos as composições, percebemos letras muito bem escritas e articuladas com o que propunha cada uma das séries; os arranjos instrumentais, então, é de uma competência sem igual, com melodias que se harmonizam de forma magnífica com as cenas de abertura e que nas palavras do mestre Mário Lúcio de Freitas foi “Tudo de verdade: base, cordas, metais e coro. Tudo acústico”.  E o que falar dos intérpretes? Bom, acho que faltam adjetivos para qualificar a talentosíssima Sarah Regina. Acho que são trabalhos como esse que serviram para consagrar esta grande artista como a rainha das canções de animes do Brasil. Junto a ela, a não menos competente Ângela Márcia abrilhanta o tema de Fábulas da floresta verde. Além disso temos ainda Mário Lúcio de Freitas, Rubinho Ribeiro, Silvinha Araújo e mais um punhado de cantores que, somados aos elementos citados anteriormente contribuíram para compor uma trilha sonora dignas de produções musicais da Walt Disney.

Seja como for, tal tsb não logrou o êxito à altura de sua produção. Como já era de se esperar, não consta nenhuma informação na ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos). De uma forma ou de outra, atingiu a marca de 8 mil cópias vendidas (quantia não tão expressiva para época).


Turminha Zig-zag (Faixa a Faixa)

Clique no título das canções para fazer o download em alta qualidade


1. Angel – Flor de sete cores – Abertura – Sarah Regina   2:47

(Composição: Mário Lúcio de Freitas)

Uma das grandes faixas da tsb, sem dúvida. É impossível escutar e não se render à doçura da voz de Sarah Regina nesta canção. É incrível como se harmonizam letra, voz e canção nesta faixa. Assim como as cenas de abertura, possui um ritmo doce e suave, que remete à delicadeza da personagem e à temática presente na série.


Letra

Angel

Nuvem multicolorida

Uma fada azul, menina

Florida, dos campos cor de mel

Angel

Sete cores, uma vida

Uma flor desconhecida

Rainha dos anjos lá no céu

Angel

Um amor, uma missão

A varinha de condão

Que nos dá muita paz

Angel

Tem a força de um dragão

E calor no coração

Muita calma nos traz

Repete


2. Luluzinha – Luluzinha e Bolinha – Abertura – Sarah Regina & Mário Lúcio de Freitas   2:01

(Composição: Mário Lúcio de Freitas)

Essa é uma faixa que mostra a versatilidade como compositor do Míster Freitas😄. É uma canção bem bacaninha que mostra os personagens (Luluzinha e Bolinha) dialogando e, como dizemos aqui no nordeste, arengando (termo usado para designar as briguinhas infantis).


Letra

La la la la

Ô, Bolinha, sai pra lá

La la la la

Vem cá, Luluzinha, que eu quero brincar

La la la la la la la

La la la la

Nada disso, seu gordo folgado

La la la la

Eu tô de regime, eu tô bem mais magro

La la la la la la la

 

Refrão

Lu lu lu lu lu lu

Luluzinha

Menininha genial

Lu lu lu lu lu lu

Luluzinha

Amiguinha ideal

La la la la

Eu tô atrasada pra aula de dança

La la la la

Será que dançando eu perco essa pança?

La la la la

Pratique esporte, é gostoso correr

La la la la

Mas depois da corrida eu só quero comer

La la la la la la la

Repete Refrão


3. Rei Arthur – Magia – Abertura – Silvinha Araújo, Rubinho Ribeiro, Gilberto Santamaria, Rita Kfouri, Zé Luiz

(Composição: Mário Lúcio de Freitas)

Mais um excelente trabalho de equipe. Apesar de curta a letra, retrata bem o clima medieval e remete à época da cavalaria. O instrumental muito bem arranjado convence e o coro que embala a canção remete grande nostalgia.


Letra

Rei Arthur

A magia incrustada na espada

Rei Arthur

Uma feitiçaria armada

Rei Arthur

Toda cavalaria empenhada

Rei Arthur

A história foi concretizada

Rei Arthur (Rei Arthur)

Rei Arthur (Rei Arthur)

Rei Arthur (Rei Arthur)

Rei Arthur

Rei Arthur

A magia incrustada na espada

Rei Arthur

Uma feitiçaria armada

Rei Arthur

Toda cavalaria empenhada

Rei Arthur

A história foi concretizada

Rei Arthur (Rei Arthur)

Rei Arthur (Rei Arthur)

Rei Arthur (Rei Arthur)

Rei Arthur


4. Fábulas da Floresta Verde – Fábula fabulosa – Abertura – Ângela Márcia   3:17

(Composição: Mário Lúcio de Freitas)

Estupenda! Esta é, em minha opinião, uma das melhores canções desta tsb. O instrumental absurdamente bem feito e a interpretação ímpar da Ângela Márcia dão o tom bucólico perfeito que conferem uma magia esplêndida à  abertura dessa série.


Letra

O guaxinim, a raposa e a marmota

Fabulam alguma história contando anedota

O esquilo, o sapo e o gambá preferem mesmo escutar

O ratinho e o castor admiram o condor

Na floresta verde, na rede, numa sesta

A tranquilidade é uma verdadeira festa

No meio da floresta verde o ar é bem mais puro

E os bichos fazem planos, pensando no futuro

 

Refrão

Fábula fabulosa

Natureza caprichosa

Quando o homem chegar

Como é que vai ficar?

Repete


Curiosidade

1)  Dois anos após o lançamento desta tsb (1985) foi lançado o Lp Mundo da criança, que trazia como uma das faixas o tema de abertura de Fábulas da floresta verde, só que desta vez, interpretado por Sarah Regina.


Legado

Fábula fabulosa, natureza caprichosa…

Nossa! Três décadas exatas (30 longos anos) nos separam do lançamento desta tsb. E é impossível não notar a grandiosidade de uma obra como esta. Estamos falando de uma obra para um público infantil, algo que, a primazia não requer um esmero maior para ser produzida. A criança simplesmente gosta ou não gosta; não se atem a detalhes. Todavia, foi uma obra feita com todo o talento e competência de alguém que valoriza cada detalhe numa produção, somando talentos de tantos profissionais, a fim de um resultado eterno na mente de quem viveu tudo aquilo, seja através da tv, seja através do disco/fita.

Esta trilha sonora serviu para mostrar ao Brasil a versatilidade de grandes artistas e trazer a primeira grande obra do genial Mário Lúcio de Freitas, no universo musical dos animes aqui no Brasil. Com isso, mostrou aos fãs desse tipo de produção que nós, brasileiros, somos capazes de produzir uma obra original tão boa e me arrisco a dizer superior aos temas  originalmente contidos nos animes em questão (até então as tsbs lançadas aqui no Brasil eram versões em português das canções japonesas, salvo um caso raro, de modo que a Turminha Zig-Zag abriu uma nova possibilidade antes inexplorada no Brasil).

É, certamente, um trabalho pra ficar na memória de quem viveu tudo aquilo e pra surpreender as novas gerações com temas mágicos e dotados duma simplicidade cativante, assim como cada uma daquelas obras às quais tiveram como inspiração.


Scans diversos

Ficha técnica contracapa


Ficha técnica logo


Matéria escrita e ilustrada por Rummenigge P. Lassant


Este postagem tem finalidade documental e divulgativa. Todo o conteúdo audiovisual utilizado neste artigo, referente à Turminha Zig-zag (Angel, Fábulas da floresta verde, Rei Arthur e Luluzinha) são de propriedade da Toei Animation, Mushi Productions, Nippon Animation, Mário Lúcio de Freitas, SBT e RCA .


Tsb anime. Rumo ao maior espaço nacional de músicas brasileiras de animes.

8 comentários em “Ficha Técnica Tsb / Turminha Zig-Zag

  1. Quero muito parabenizar a criação deste Blog, o TSB Animes, pela bela postagem do maravilhoso trabalho de Mário Lúcio de Freitas e todos os envolvidos nesse projeto lindo de musicar os belos animes, que tanto encantaram a geração de 80′, com músicas e arranjos 100% brasileiros. Meus filhos assistiram a todos os animes e acompanhavam as aberturas cantando.
    Como moradora do Rio, gostaria de ver essa magnifica obra no novo Museu da Imagem e do Som (MIS), para que a nova geração possa vê-la. Inclusive, há, atualmente, muitos admiradores dos animes nessa nova geração.
    Gostaria, também, de usar esse espaço para levar até o mestre Mário Lúcio de Freitas o nosso apreço, carinho e gratidão!
    Um abraço a todos!

    1. Wanda, agradecemos a visita e ficamos felizes que tenha gostado de nossa matéria. No objetivo é exatamente o de eternizar trabalhos tão espetaculares como este. Temos certeza que o Mário se sentirá honrado com tanto carinho. Ótima semana pra você!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s