Tsb anime – Entrevista / Ricardo Fábio

rico

Grande noite, tsbvisitantes! A espera finalmente acabou! Tsb anime tem a honra de apresentar o grande Ricardo Fábio!


 

Há alguns meses atrás, um visitante me questionou se a Tsb anime havia acabado, dado o hiato que ocorreu em nosso blog! Então eu respondi que a Tsb era um projeto para a vida, não era algo finito, pois fazemos o que amamos e, findar um projeto como esses é esquecer todas as grandes memórias que estão guardadas conosco, desde a mais tenra infância em frente à tv. Dessa forma, poder fazer um trabalho, com um artista como o que temos aqui hoje é algo que nos enche de um orgulho incalculável e que nos dá forças para sempre seguir em frente!

Falando em artista, posso afirmar com total convicção que, se há um tema musical que grande parte dos brasileiros guarda até hoje em suas memórias é, sem sombra de dúvidas, a abertura brasileira do Dragon Ball GT.

“Seu sorriso é tão resplandecente..” como versos tão simples ficaram pra sempre cravados em nossa memória durante tanto tempo? Contudo, se por um lado tínhamos a lembrança de uma música tão querida, por outro, algo sempre inquietou boa parte dos fãs: quem era o dono daquela voz que tanto nos embalou ao longo desses 13 anos? A procura foi incansável, mas, finalmente, a Tsb anime tem orgulho de hoje findar um dos maiores enigmas que envolveu o universo das animesongs brasileiras (ao menos até hoje) e prestar um singelo tributo a esse grande artista que, por mais de uma década, teve o direito de autoria negado!

Confesso que, sempre me questionei como alguém com uma voz tão marcante poderia ter assim, sumido, evaporado, e ninguém saber a quem creditar um trabalho tão emblemático! E quem é Ricardo Fábio, você me pergunta? Bom, vou deixar ele mesmo responder! Sejam todos muito bem-vindos mais uma vez! ‘Bora fazer história!

 

Rummenigge P. Lassant


 

Entrevista obras

Dragon Ball GT – Coração de criança (Dan dan kokoro rikareteku) – Abertura (Intérprete)

Yo-kai Watch – Abertura 1 & 2 (Intérprete)

Bleach – Pesche Guatiche (Dublador)


Entrevista obras 2

Animal Planet

Helix

Os 7A

The Royals

Hugo – O tesouro da Amazônia

The Good Wife

Tatoo Rescue

Pocoyo

* As séries citadas acima reúnem apenas parte da obra do artista, tendo este participado de centenas de outros trabalhos, envolvendo locução, adaptação musical, propaganda, séries, dublagem, canto e outros.


Tsb anime – Entrevista / Ricardo Fábio

Por Rummenigge P. Lassant

Colaboração: Júlio César


Tsb anime: Ricardo, impossível dissociar sua carreira de sua participação lendária como intérprete do tema de abertura da série Dragon Ball GT. Mas, alheio a este trabalho, quem é Ricardo Fábio? Apresenta-se ao público!

Ricardo Fábio: Sou ator, cantor, dublador e diretor, de dublagens e de shows.

Hoje, tenho minha vida recheada de arte. Vivo da minha voz e de minhas ideias, criações.

 

Tsb anime: Como se deu sua formação musical? Possui algum trabalho solo, alheio ao universo dos animes?

Ricardo Fábio: Comecei no teatro, depois passei para a musica, por intuição. Fiz muitos shows que misturavam musica e atuação. Fiz parte do GRUPO NÓS, de SP, depois PLACA LUMINOSA e me mudei para Miami para uma temporada de shows folclóricos. Sempre voltando ao Brasil por períodos curtos.

Fiz parte do casting do Cirque du Soleil como cantor. De volta ao Brasil definitivamente, há vários anos me dedico a dublagens, shows e direções e produções de espetáculos ( Ney Matogrosso por 9 anos, RodHanna por 5, PlayVinil por 3, entre outros).

 

Tsb anime: Quais outros trabalhos já realizou no segmento para dublagens?

Ricardo Fábio: Cantei a abertura da série LITTLE PEOPLE, no Discovery Kids. Sou a voz dos brinquedos “DTC a marca da diversão”, nos canais infantis. Sou a voz do narrador de POCOYO desde o inicio, há 6 anos. Cantei varias musicas em Doutora brinquedos, 7 A e Princesa Sofia. Dublo:

Pesche, do anime Bleach

Dr Cesar Milan, Animal Planet, as vezes.

Charles, clinica do Dr Paul

Butters, South Park, algumas vezes

Dave Carraro, Wiked Tuna Natgeo

Brother Michael, The Helix

Voz do ator Aaron Diaz, novelas Colombianas.

James, George Shore, MTV

Sylvester, Scorpions

Dr Finn, The good Wife

Doc, os 7 A, cartoon

Joe Tattoo, Tattoo rescue

Principe Liam, The Royals

Entre outros

 

Tsb anime: Ricardo, se há uma verdadeira lenda no segmento musical de animes no Brasil, este alguém é você. Os fãs são unânimes quanto ao trabalho excepcional produzido com o tema de abertura da série Dragon Ball GT. Fazia ideia que era tão adorado por este trabalho?

Ricardo Fábio: Poxa, obrigado…cantei de coração…apaixonado mesmo.

Para mim foi uma surpresa, pois essa garotada que assistia DBGT cresceu, e hoje, me procura.

Meu sobrinhos começaram a me dizer: Tio, eu falo que sou sobrinha do cantor de Dragon Ball GT na escola e a galera pira. E me parece que ela estava certa, tenho recebido muito carinho dessa galera e é o máximo.

 

Tsb anime: Quais seus heróis de infância? Além disso, qual música de desenhos/animes/séries que mais te marcou?

Ricardo Fábio: Meus heróis de infância : Super Man, Homem Aranha, sempre. Shazzan, Tarzan, Batman (desenho e serie), Pink Panther, Dick Vigarista, rs, Super Mouse, Super amigos, Thunderbirds, muitos outros….eu sempre vivi grudado na tv.

Musicas: Banana Split (série), The Walking Dead, Os Cavaleiros do Zodiaco, Thundercats, Speed Racer, Corrida Maluca, Inspetor Bugiganga, Pink e Cérebro, Jaspion. Outras.

 

Tsb anime: Já foi reconhecido como o cantor de Dragon Ball, em algum lugar ou situação fora de seu ambiente de trabalho?

Ricardo Fábio:  Sim, no táxi…eu cantarolei uma musica do rádio que estava ligado, e o motorista disse: “eu conheço sua voz”..nem preciso dizer que cantei a musica pra ele ( duas vezes, pois na primeira ele chorava tanto que tive que parar)

 

Tsb anime: Considera-se uma pessoa crítica? Que nota você daria para seu desempenho em Dragon Ball GT?

Ricardo Fábio: Nota 1000. Sou crítico quanto ao meu trabalho sim, claro que sempre pensamos que podemos fazer diferente, mas pra isso existe a direção…e acredito que chegamos a um resultado gigantesco, emocionante. Condizente com a série. E já ví muita gente cantando bem pra caramba no youtube.

 

Tsb anime: Como chegou o convite para interpretar tal tema? Além de intérprete, você também é o letrista da versão brasileira? A propósito, você é compositor além de cantor?

Ricardo Fábio: Sou compositor de algumas letras, fiz varias adaptações para canções de desenhos, como por ex: Hello Kitty, além de adaptar e dirigir, cantei as músicas de POCHACO.

A letra do DBGT chegou pronta para mim, vertida do Espanhol. Fiz algumas adaptações para dar métrica, mas a letra veio praticamente pronta.

Um estúdio que eu estava gravando músicas para o Cirque du Soleil me ofereceu a música como teste.

Acredito que os estúdios DPN devem ter procurado por este estúdio, e eu estava lá…fiz o teste e fui aprovado…no Dragon Ball e no Cirque du Soleil.

 

Tsb anime: O que faz atualmente?

Ricardo Fábio:  Ator de dublagens, cantor, diretor de shows.

 

Tsb anime: Onde os fãs podem conferir seus trabalhos? Possui algum disco solo ou mesmo um canal que reúna seus trabalhos?

Ricardo Fábio: Não tenho esse canal, lancei um CD nos USA, mas não veio para o Brasil…prometo fazer um canal em breve, rs.

Meu face tem sempre alguma coisa…( Ricardo Fabio)

 

Tsb anime: Está aberto a convites para participação em eventos voltados aos animes?

 

Ricardo Fábio: Com o maior prazer, mas preciso de antecedência para agendamento.

 

Tsb anime:  Em meio a um mercado musical tão competitivo e por vezes injusto, o que não te fez desistir? Daria alguma dica para quem tenta se enveredar pelo segmento musical?

Ricardo Fábio: Não me vejo fazendo outra coisa…amar o que se faz é sempre o maior combustível.

Cada um faz do seu jeito, tem lugar para todos. Acredite: se o seu telefone tocar, é por que você tocou alguém com seu trabalho.. continue se entregando ao máximo, se aprimorando, que o telefone vai tocar.

 

Tsb anime: Costuma colecionar os trabalhos que realiza no segmento da dublagem?

Ricardo Fábio: Tento achar os links, pois fica difícil pegar em estúdios…

 

Tsb anime: Recentemente você participou de um show em homenagem ao Cazuza, não é mesmo? Como se deu tal participação?

Ricardo Fábio: A banda PLAYVINIL me convidou para dirigir o show em Ribeirão Preto, minha cidade Natal (Sp), uma vez que sou contemporâneo do Poeta Cazuza, não só me chamaram como diretor, como me convidaram para cantar também.

(pediram para cantar DragonBall GT, mas foi apenas brincadeira, pois não caberia no assunto do evento, mas seria sucesso)

 

Perguntas “tv size”

 

Uma palavra que te define: Ação

Momento político do Brasil: Putz. Bandidagem.

Se não trabalhasse com dublagem, trabalharia: Usando a voz, com certeza.

Manias: Voltar pra ver se a porta ta fechada, (rs) – Comida – ser feliz.

Ricardo Fábio é: Pau pra toda obra.

Intolerância: Maus tratos a idosos

Prato predileto: Cheio

Fãs: Adoro…é resposta de bom trabalho, carinho.Também sou fã de muita gente.

Próximo passo:

DBGT: Estava me preparando para gravar um vídeo, cantando o tema…e vocês apareceram, vamos fazer isso juntos. Parceria para dar continuidade as nossas lembranças de infância e adolescência.

 

Ricardo, palavras não dão conta da satisfação de tê-lo como nosso entrevistado. Mesmo sem saber, você, há 13 anos, faz parte dos nossos corações! Agradecemos de coração e te desejamos todo o sucesso do mundo.

 

Fico muito grato com a surpresa. Espero ter muitas oportunidades para relembrar este trabalho emocionante. E quero fazer muitos outros.

 

Abraços a todos do Tsb anime.

 

Ricardo Fabio


 

Contatos:

Fanpage: https://www.facebook.com/RicardoRICOFabio?fref=ts

E-mail: ricofabio2004@yahoo.com


RF


F3


RF2


F4


F5


Sem Título-1


F7


Tsb anime. Rumo ao maior espaço nacional de músicas brasileiras de animes.

20 comentários em “Tsb anime – Entrevista / Ricardo Fábio

  1. Que sensacional Rummenigge!! É muito bom finalmente conhecer o rosto do cara que empresta a voz pra uma musica que faz parte da infância/adolescência de muitos aqui, muito obrigado.

  2. Muito legal!!! Aliás, acredito que tenha sido o Ricardo Fabio a cantar as músicas do anime El Hazard tb, a voz é semelhante!

    Continuando, já pensaram em fazer algo assim com o cantor dos temas de Yu Yu Hakusho? Eu tenho o contato dele no Facebook, talvez tope fazer algo do tipo!

    1. Quando o Jbox entrevistou o produtor das músicas brasileiras de Yuyu, ele revelou que havia sido gravada uma versão completa de Sorriso Contagiante na época da primeira dublagem para a Manchete. No entanto, acho que a gravação se perdeu

  3. Mal posso esperar para ouvir esta música completa pela primeira vez! A letra, a voz, a melodia… Tudo nela é perfeita!
    Dúvida: você sabe quem é o cantor do encerramento? Se sim, rola entrevista/versão full no futuro? hehe

  4. Uau, fico imensamente feliz em saber quem é o dono da voz que marcou tanto a minha infância!!! Ricardo Fábio, parabéns pelo grande trabalho em DBGT e pelo grande profissional que é, sempre fui seu fã, mesmo sem saber seu nome e agora que conheço sua identidade, torço para que venha à minha cidade cantar em eventos de animes… TSB anime, sem dúvida, este é o espaço definitivo das músicas de animes no Brasil!!!!!!!!!

  5. Linda entrevista, maravilhoso saber que seria o Cantor de DBGT ..meus Olhos marejavam só em ler, grande trabalho.. sucesso ao Ricardo Fabio e a Tsb Anime..

  6. Fico feliz de dizer que o TSB retornou com tudo!

    A entrevista ficou excelente, parabéns! Realmente não fazia ideia quem era o intérprete desta canção lendária.

    Ricardo Fábio, sou seu fã!

    Aguardando novidades, abraço.

  7. Parabéns pela entrevista!! Muito legal!! Considero a música de abertura de DBGT uma das mais lindas de todos os animes que já vi, e saber quem a canta era uma das minhas maiores curiosidades…

    Será que ele toparia gravar uma versão completa dessa música? A versão latina de César Franco ficou simplesmente linda! Seria um sonho realizado o Ricardo fazer o mesmo em nosso idioma…

    Abraços

      1. Vocês poderiam lança em video a entrevista desse mito
        Eu perguntei pra ele no face se ele conhece o cantor do encerramento (estarei com vc) ele disse que a tsb teria essa informação é verdade?

Deixe uma resposta

