Tsb anime – Entrevista / Sarah Regina

Parte integrante do DOCUMENTÁRIO DB20 (MAGNÍFICO PODER)

Sarah Regina é, sem sombra de dúvidas, uma artista para se chamar de eterna. Ao longo da década de 80 e 90 participou da produção e emprestou sua voz para centenas de trabalhos dos mais diferentes segmentos. Sua voz estava na publicidade, novelas, séries, locução, jingles, nas mais diversas aberturas de programas de tv, assim como em desenhos e animes! Seu trabalho imprimiu uma marca de sucesso por onde quer que estivesse e, até hoje, quase 40 anos depois, sua obra é lembrada com carinho por seus fãs espalhados pelo Brasil!



Tsb Anime / Entrevista – Sarah Regina
Por Rummenigge P. Lassant
Assessoria Júlio César

Sarah, para os fãs de animes/cartoon da década de 90 você é, sem dúvida, a maior cantora deste segmento. Alheio a esta grande voz, quem é Sarah Regina. Fale-nos um pouco sobre você.

Sarah Regina: Já começa com pergunta difícil? Vamos ver se dou conta:-Sou uma mãe de 4 filhos, avó de um neto, que trabalha muito por amor à música e à família.

Como começou sua carreira musical? Possui alguma formação ou foi agraciada com este talento natural?

Sarah Regina: Deus nos dá o talento e minha mãe correu atrás de minha carreira. Comecei a cantar profissionalmente em um grupo musical que meus irmãos formaram SOM EM 9; em casa ensaiávamos e nos apresentávamos em bailinhos. Com 15 anos fui participar do programa de calouros do Silvio Santos e fiquei lá 5 domingos. Saí de lá, já assinando contrato com uma gravadora que nem me lembro o nome, mas o produtor era o sr Phelippo, não sei como se escreve. Me fez gravar em inglês com o nome de Shirley Queen. Não fiquei conhecida. Em 197…. e alguma coisa, gravei uma música Disco e fiquei super famosa do nada. A gravadora me mandou ir para o Norte, porque eu estava estourada lá. Fui e levei o maior susto porque não podia nem sair nas ruas. O povo me amava e eu cantava uma coisa que eu não gostava. Não queria gravar aquilo. Só gravei por grana, entende? Meu maior sonho era ser cantora de MPB, mas nunca consegui. Fiz sucesso um bom tempo cantando “Deixe todo esse amor pra depois”, ganhei muito dinheiro, mas dinheiro só também não era o que eu queria. Sempre fui muito verdadeira, sincera e me sentia enganando um público (o que não era justo). Eles gastavam dinheiro pra me ver cantar uma mentira. Quando eu mesma bati o pé e criei meu próprio repertório para as minhas apresentações, o publico não entendeu nada. Só dava MPB e não era isso que os deixava felizes; eles gritavam- Canta aquela! Me cansei de enganação, sem satisfação; e, mesmo ganhando muito dinheiro, parei de me apresentar. Na tv, os programas pediam aquelas malhas coladas no corpo, roupas que eu detestava, não era eu!Um dia, conheci o Mário Lúcio e, logo depois, começamos a namorar. Ele disse- “Por que você não grava um disco com o estilo que você gosta?” Fiquei encantada com a ideia, e a música tema era Felina e eu adorava. Tirando a música que ele fez pra nossa filha Karina que eu amava e amo, a Sombras (também dele) que eu adorava, o resto eu odiei. Ficou um LP cheio de músicas do Mário Lúcio, com uma versão também do Mário Lúcio (que eu odiei) e não aconteceu nada. Ah, fui tema da novela Os Ricos também choram com a música Sombras (também do Mário Lúcio). Acho que me estendo muito, não é? Vou deixar me fazerem mais perguntas…

Como se deu sua entrada no mundo dos animes? Lembra qual foi o primeiro trabalho que você realizou?

Sarah Regina: Eu acho que o primeiro foi a série Jem, mas não tenho certeza. Acho que eu entrei, porque era casada com o dono da Gota Mágica e a cantora que estava mais perto dele era eu rs rs rs

Além de interpretar temas belíssimos, você já dublou algum anime?

Sarah Regina: Nunca dublei. Acho muito difícil ser dublador e admiro muito a todos que fazem esse trabalho.

Quando você recebeu o convite para gravar o tema de um anime/desenho pela primeira vez, tinha noção que havia um público cativo deste trabalho que ia muito além de apenas crianças?

Sarah Regina: Nem mesmo depois que gravei, nunca tive noção de quantos fãs existem, até o Barole me colocar numa fria. Estive em um evento com minha filha que era fã de anime na época e ele, quando me viu, me colocou junto com os entrevistados. Fiquei encantada de ver quanta gente sabia mais de minha vida (profissional) do que eu. Eu já nem me lembrava de quantos trabalhos tinha feito e fiquei muito feliz em vê-los falando sobre cada um deles.

Já encontrou pessoalmente algum fã de seu trabalho neste segmento musical?

Sarah Regina: Muitos. Fiquei muitíssimo emocionada no evento que já comentei aqui, onde o Barole me colocou na fogueira. Já me apresentei em muitos eventos importantes, como no Chile, num festival onde Shakira também se apresentava entre outros cantores muito famosos e todos me receberam muito bem( 50 mil pessoas), mas nada se comparou ao evento de anime. Nunca fui tão bem recebida por tanta gente tão carinhosa e o que mais me impressionou foi ver o quanto eles sabiam de mim e o quanto me adoravam.

Sarah, você realizou uma série de trabalhos em animes, cartoons, séries, novelas, dentre outros. Apesar de possuir uma voz extremamente marcante e uma interpretação que, na maioria das vezes, deixava as versões originais no chinelo, não temos registro de uma carreira solo mais consistente. Como se deu a escolha em se dedicar mais a este segmento musical?

Sarah Regina: Nunca escolhi nada. Deus sempre me mandou trabalhos e eu sempre fiz o melhor que pude em cada um deles.Os temas de Anime, comecei a gravar, porque o Mário Lúcio era dono de uma dubladora e meu fã rs rs rs então, quando pintavam as séries, me chamava pra cantar.Depois, fui sendo convidada também por outras casas.

Muitos de seus trabalhos neste segmento foram lançados oficialmente no Brasil como Angel, Luluzinha, Guerreiras mágicas de Rayearth, dentre outros. Você costuma reunir o trabalho que faz, ou seja, tem os lps, cds, dvds com seu trabalho neste universo?

Sarah Regina: Fiquei muito feliz quando o Júlio César me mandou um material. Não tenho nada de meus trabalhos fora o que ele me mandou.

Houve algum trabalho que teve algum valor sentimental pra você? Se sim, qual?

Sarah Regina: A Jem foi uma coisa maravilhosa, porque eu me identificava com a cantora. As músicas eram maravilhosas! Adorei fazer essa série. Quase todos os meus trabalhos têm um valor sentimental pra mim. Amo o que faço, mas a vida é tão corrida, que quando terminamos um, logo tem outro pra se fazer, tão diferente que você acaba nem pensando mais nos outros, mas todos são muito importantes, principalmente porque sou muito emotiva. O Doki (discovery kid´s) era muito importante pra mim. Quando fiz a direção das músicas do teatro, chorei muito emocionada com o resultado.

A abertura da série Sailor Moon interpretada possui mais de meio milhão de 1 milhão de acessos no youtube. Assim como a primeira dublagem da série, sua versão é a preferida dos fãs. Possui alguma lembrança da época desta gravação, alguma curiosidade?

Sarah Regina: Muita saudade. Infelizmente, nunca soube a importância que esses meio milhão de pessoas me davam. Só estou sabendo disso, agora. Fiquei nesse momento muito emocionada, como fiquei no evento que comentei. Não gosto de viver do passado, mas se eu pudesse ver hoje essas pessoas, eu adoraria dizer à elas o quanto é bom ser amada. Infelizmente, gravação de temas de séries não são divulgadas em programas de tv, se não, eu teria descoberto na época quantos fãs eu tinha e poderia agradecer à eles pessoalmente pelo carinho. É muito bom quando gostam da gente. É muito importante pra mim, descobrir ainda que tenha sido só hoje, que tanta gente gostava de mim. Estou realmente emocionada e se tiver alguma coisa que eu possa fazer para agradecer à essas pessoas, me digam.

O cartoon Jem e as hologramas é, sem dúvidas, um verdadeiro oásis para os fãs de seu trabalho, uma vez que o desenho é palco de dezenas de canções interpretadas por você. O desenho, por sua vez, apresentava uma banda rival, As desajustadas, interpretada pela cantora Lady Zu. Você a conhecia antes deste desenho? Chegou a fazer algum outro trabalho com ela?

Sarah Regina: Conheci a Lady Zu, quando gravei discoteque. Sou fã dela até hoje, mas nunca mais à ví, infelizmente. Adoraria saber o que ela faz hoje, também rs rs rs

Além de Lady Zu, você conhece alguma cantora que faz (ia) este tipo de trabalho?

Sarah Regina: Conheci a Larissa. Ela ainda era uma menininha quando gravou comigo a campanha do Pelé A B C Uma graça!

Sarah, o último registro seu no universo dos animes foi por volta do ano 2000 no filme Sakura card captors a carta selada. Tal participação rendeu, inclusive, um vídeo com o making off presente como extra no DVD, possibilitando os fãs dessa nova geração conhecê-la. O que fez desde então?

Sarah Regina: Fiz tanta coisa….difícil lembrar de tudo de repente.Vamos tentar. Comecei a compor, (infantil) e tive muitas músicas gravadas por Eliana, Gugu, Jackeline; montei uma agência de cantores e locutores infantis que hoje é da minha filha mais velha, Karina. Dirigi as crianças na parte musical em muitos comerciais de tv, como Itaú, Carrefour com Ana Maria Braga, ABC campanha com o Pelé, chique, né? Dirigi crianças em programas de tv, como na Eliana. Uma amiga minha (louca) me colocou pra direção de palco da Assíria na época mulher do Pelé,e graças a Deus o show no Rio, na Apoteose, foi um sucesso; fiz coro pra muitos cantores famosos; fui fazer (e ainda faço) direção musical das séries da Discovery Kids na Vox Mundi como Hi-5, Backiardigans, Lazy Town… Estou fazendo agora Fresh Beat, acho que essa pergunta é a mais difícil. Não me lembro de tudo que faço…Locução em produtoras musicais. Acho que ainda tem duas no ar que fiz recentemente pro Governo Federal. Já disse que gravo o que mandam rs rs rs Tem muito mais coisa, mas é difícil me lembrar de pronto…

Houve alguma canção que você teve dificuldade de gravar? Se sim, por quê?

Sarah Regina: Sempre gostei muito de cantar e então, nunca tive grandes dificuldades, mas uma vez, tive que cantar uma música em japonês, daí…foi difícil, mas me esforcei e …consegui!

Já participou de algum evento de anime? Qual foi sua impressão? Toparia se apresentar de novo?

Sarah Regina: Além daquele evento que já comentei no início de nossa entrevista, fui convidada logo depois para me apresentar. Todos insistiram muito e eu não queria ir, porque não sabia mais a músicas, estava afastada de palco há muito tempo, mas de tanto insistirem, acabei aceitando. Foi muito corrido e não tivemos tempo de ensaiar o suficiente, então não foi como eu gostaria, mas o público amou e eu pensei que foi uma pena não ter feito uma careira como cantora de animes. As músicas eram lindas e eu adorava cantá-las. Hoje, não tenho mais pique para subir num palco como cantora, mas quem sabe se eu ainda não gravo pelo menos uma música para os fãs guardarem como recordação e em retribuição ao milhão de acessos no You tube?

Há algum projeto que esteja desenvolvendo atualmente ou que pretenda lançar em breve?

Sarah Regina: Estou trabalhando num projeto (infantil) que será colocado no you tube em breve.

Você possui algum canal que os fãs possam entrar em contato com você?

Sarah Regina: Só esse (facebook)

https://www.facebook.com/sarahregina.oficialfanpage/


TSBA: Sarah, palavras não dão conta da felicidade de tê-la como nossa entrevistada. Muitíssimo obrigado!


Tsb anime – O espaço definitivo das músicas brasileiras de anime.

5 comentários em “Tsb anime – Entrevista / Sarah Regina

  1. A Sarah foi lançada sob o nome de Shirley Kim, com K. Não Queen como foi escrito na matéria. E foi através da Polydisc, uma repartição/selo da Polydor Discos, em 1973. As músicas desse disquinho são “Come Back” e “Can’t You Hear The Song”. Infelizmente só possuo fotos do rótulo A e B desse lançamento, as músicas – por hora – ainda são inéditas na internet. Meu nome é Leonardo, sou ADM do canal no YouTube “É Sarah Regina!”, totalmente dedicado à cantora.

  2. Mais uma ótima entrevista.
    Espero que ela grave a música de abertura de Sailor Moon, vai ficar incrível.

Deixe um comentário